E. E Miguel Vieira Ferreira | 2022

A Escola Estadual Dr. Miguel Vieira Ferreira é uma das duas instituições de ensino que recebem em 2022 a segunda edição do Aprendizes - Digital, e tem como missão formar estudantes solidários, investigativos, críticos, reflexivos, autônomos, mente aberta e protagonistas de suas identidades. Dirigida por Marciley Ap. Lambert Nikolaus, a unidade escolar é composta por alunos do Ensino Fundamental – Ciclo I (1º ao 5º ano).

 

Entre os princípios básicos que guiam a formação integral dos estudantes, destacam-se a excelência acadêmica, os quatro pilares da educação para o século 21 (Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser), a ênfase no protagonismo, o foco nas habilidades socioemocionais, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), a ênfase nas diferentes linguagens e a presença da família e as relações com o entorno da escola com foco nas aprendizagens.

 

Localizada na Vila Medeiros, na Zona Norte de São Paulo, região com 128.692 habitantes, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,836 e renda média de R$894,53, a EE Dr. Miguel Vieira Ferreira abriga em sua maioria alunos em faixa escolar adequada. Grande parte mora com os pais e irmãos, e os responsáveis são majoritariamente formados no Ensino Médio, porém poucos concluíram o Ensino Superior. A renda familiar das famílias da comunidade escolar varia entre um e três salários mínimos.

 

Desde 2007, a instituição analisa os dados do Saresp, com foco maior nos dados de 2016 a 2018, anos em que iniciou o Projeto Ensino Integral. Nesses anos, a escola não só atingiu o índice esperado pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), de 6,43 pontos percentuais, como conseguiu superá-lo de forma significativa, atingindo o índice de 7,07 pontos percentuais. 

 

Para Marciley Ap. Lambert Nikolaus, diretora da EE. Dr. Miguel Vieira Ferreira, "o projeto Aprendizes - Digital é um forte aliado no cumprimento do papel da nossa escola, que consiste em educar indivíduos capazes de atuar de forma crítica e transformadora na sociedade em que vivem", destaca. "Quando souberam que teriam aulas de robótica, os alunos ficaram muito animados".