Institucional

Sobre o projeto

O projeto Aprendizes - Digital enxerga que o advento da tecnologia desperta novas possibilidades para o fazer criativo. Por isso, utilizar as ferramentas do meio digital para a promoção da arte e da cultura contribui para o desvelamento de oportunidades e novos caminhos no âmbito social.

Por meio de oficinas presenciais com foco em Robótica e outras voltadas à criação artística, a inserção digital é feita de maneira lúdica para estimular a criatividade, introduzindo conceitos básicos sobre robótica e programação e sua ampla atuação no campo das artes visuais. 

Por conta da pandemia da Covid-19, o ano de 2021 foi muito desafiador e, para evitar tantas interrupções impostas pelas restrições de circulação, o projeto ofereceu oficinas online, que também contribuem para a aproximação dos participantes com o meio digital.

Como são os encontros com foco em robótica?

As aulas/oficinas começam com um momento de contextualização em que o professor apresenta conceitos relacionados à peça que os alunos criarão neste dia. Em seguida, divididos em trios ou duplas, os alunos investigam a apostila, que indica o passo-a-passo para a montagem e programação do projeto.

A montagem é feita com peças LEGO (kit EV3 Mindstorm), algumas bem comuns aos conjuntos tradicionais da marca, outras bem diferentes, como as estruturas inteligentes que possibilitam a programação das ações que a peça realizará.

Com a montagem completa, os alunos partem para a etapa da programação e então se divertem com seus robôs em ação!

Metodologia

A metodologia das oficinas de Robótica é baseada no trabalho em equipe. Segundo a @robomind.sp, empresa parceira do projeto, o "trabalho em equipe acontece quando um grupo resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema. Ele possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados, uma vez que otimiza o tempo de cada pessoa, e ainda, contribui para conhecer outros indivíduos e aprender novas tarefas".

Para construir os robôs, cada membro da equipe tem que saber executar três diferentes funções: COACH, que é quem coordena a equipe apresentado o objetivo do encontro e ajuda os demais integrantes a realizar suas funções; BUILDER, que é o responsável pela construção do robô; e CODER, que é o responsável por programar as ações que o robô irá executar. Os participantes dos grupos se revezam nestas funções a cada encontro, assim podem desenvolver as diversas habilidades que cada papel requer.

Como são as atividades culturais

O projeto Aprendizes-digital conta não só com as oficinas de robótica, mas também com atividades culturais, que visam promover o desenvolvimento do pensamento criativo dos alunos.

Os encontros buscam correlacionar os assuntos das oficinas de robótica com as práticas culturais e têm como objetivo final a construção de uma exposição, que será realizada no final do ano como forma de encerramento do projeto. Com isso, os alunos fazem parte da produção e elaboração deste evento e também convivem com conceitos e conteúdos do universo da arte, que passam a ser parte de seus repertórios culturais.

Cada encontro aborda diferentes questões, considerando que montaremos uma exposição com algumas peças feitas pelos alunos nas oficinas de robótica, e propõe situações de criação coletiva ou individual.

Sobre a Muda Cultural

A missão da Muda Cultural é qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades por meio da promoção da arte e da cultura. Há mais de dez anos no mercado cultural, a Muda atua na gestão de investimento social privado e no desenvolvimento de projetos através das leis de incentivo, sendo o elo entre marcas e seus públicos de interesse. Tendo como principal ativo uma extensa rede de colaboradores e parceiros, a Muda oferece uma atuação capaz de transitar entre os universos artísticos, da produção e da gestão cultural, incluindo concepção, curadoria de conteúdos e planejamento

Sobre a Robomind (consultoria pedagógica)

A Robomind é formada por profissionais da área da educação que acreditam na educação como forma de empoderamento e desenvolvimento da humanidade. 

Viu na robótica educacional um meio de estimular e potencializar as novas gerações a serem construtoras de conhecimento, desenvolvedoras de tecnologia , pautadas no bem comum. 

Atua hoje com estudantes da educação infantil ao ensino fundamental , com professores das diversas áreas do conhecimento, com famílias de diferentes contextos e regiões com uma diversidade cultural imensa. 

A Robomind espera cada vez mais contribuir para o desenvolvimento de pessoas críticas que atuem de forma ativa nos diferentes contextos atemporal não sendo apenas consumidora de conhecimentos mas também construtoras. 

Sobre a Rhadar Cultural

Em quase 15 anos de atuação, time da Rhadar Cultural criou, produziu e coproduziu mais de 40 projetos em múltiplas plataformas de leis de incentivo e ações sociais que contribuíram para a inserção cultural, esportiva e com o desenvolvimento sustentável. Tecnologia , Cultura e Sociedade sempre foram nossos eixos.