Institucional

Sobre o projeto

O Aprendizes - Digital acredita na tecnologia como um caminho para expandir a criatividade e transformar realidades. Por meio das conexões entre robótica, programação, cultura digital e artes visuais, o projeto inspira jovens e educadores a explorar novas possibilidades no campo social, educacional e profissional.

Desde sua criação, o Aprendizes - Digital já realizou três edições, viabilizadas por programas de incentivo cultural, como o Pro-Mac, o ProAC e a Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com impacto direto a mais de 600 aprendizes e 100 educadores, o projeto passou por cinco instituições públicas em São Paulo e no Rio Grande do Sul, oferecendo experiências únicas de aprendizado e transformação.

Agora, em sua quarta edição, o projeto continua ampliando horizontes, promovendo educação digital e criatividade para mais jovens e comunidades.

Nesta etapa, a coordenação pedagógica será de responsabilidade de Débora Garofalo, referência nacional em educação e inovação. Professora da rede pública de ensino em São Paulo, é reconhecida por sua metodologia de robótica com sucata, que transforma resíduos descartados em ferramentas de aprendizado criativo.

Sua abordagem impactou milhares de estudantes e educadores, destacando-se pelo uso da tecnologia como instrumento de transformação social.

Como são os encontros com foco em robótica?

Em um primeiro momento, o professor promove um momento de contextualização, em que apresenta conceitos relacionados ao robô que será construído pelos alunos a cada dia, bem como interlocuções entre esses conceitos e obras, movimentos e gêneros das artes visuais. Em seguida, divididos em trios ou duplas, os alunos investigam a apostila do projeto, que indica o passo a passo para a montagem e a programação do robô. Com a montagem finalizada, os alunos partem para a etapa da programação e, então, divertem-se com seus robôs em ação.

 

As montagens são feitas a partir de kits da LEGO® Education, compostos por algumas peças típicas dos conjuntos tradicionais da marca, além de outras bem específicas, como as estruturas inteligentes que possibilitam a programação das ações que o robô realizará.

Metodologia

A metodologia das oficinas de robótica é baseada no trabalho em equipe. Segundo a Robomind (@robomind.sp), empresa de robótica educacional parceira do projeto e responsável por ministrar as oficinas, o "trabalho em equipe acontece quando um grupo resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema. Ele possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados, uma vez que otimiza o tempo de cada pessoa e, ainda, contribui para a criação de novas relações interpessoais e o aprendizado de novas tarefas".

 

Para construir os robôs, cada membro da equipe deve saber executar três diferentes funções: o COACH, responsável por coordenar a equipe, apresentar o objetivo do encontro e ajudar os demais integrantes a realizarem suas funções; o BUILDER, responsável pela construção do robô; e o CODER, que comanda a programação das ações que o robô irá executar. Os participantes dos grupos revezam-se nessas funções a cada encontro, o que possibilita o desenvolvimento das diversas habilidades que cada papel requer.

Como são as atividades culturais

Além das oficinas de robótica, o projeto Aprendizes - Digital conta com atividades híbridas, que visam promover o desenvolvimento do pensamento criativo dos alunos, bem como apresentá-los a obras, movimentos e gêneros das artes. Os encontros buscam correlacionar os assuntos das oficinas de robótica a práticas culturais diversas, como pintura, dança, arquitetura e cultura digital. Com isso, os alunos convivem com conceitos e conteúdos do universo da arte, que passam a ser parte de seus repertórios culturais.

Sobre a Muda Cultural

A Muda Cultural é uma agência especializada na criação de estratégias, gestão de patrocínios e realização de projetos culturais financiados por leis de incentivo. Há mais de dez anos no mercado cultural, a empresa tem como missão qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades ao promover contatos de diferentes comunidades com a arte e a cultura. Sob esse propósito, a Muda conecta marcas a seus públicos de interesse, seja na gestão de investimentos sociais privados ou na concepção e desenvolvimento de projetos. Com uma extensa rede de colaboradores e parceiros, a agência navega entre os universos artístico, de produção e de gestão cultural, o que engloba concepção, curadoria artística, produção de conteúdo, planejamento e execução de iniciativas culturais. Para saber mais, visite o site da empresa.

Sobre a Robomind (consultoria pedagógica das três primeiras edições do projeto)

A Robomind foi criada por profissionais da educação que confiam no uso da Robótica Educacional como uma forma de estimular e potencializar a aprendizagem dos estudantes da educação básica.
Desenvolve soluções em Educação Tecnológica com o propósito de estimular e potencializar as novas gerações a serem construtoras de conhecimentos e desenvolvedoras de tecnologia pautada no bem comum.
Atua diretamente nas escolas, oferecendo cursos de Robótica Educacional, que complementam a grade curricular escolar, além de contar com opções para educação extracurricular.

Sobre a Rhadar Cultural

Empresa especializada na criação, planejamento, produção e gestão de projetos culturais e esportivos que utilizam o mecanismo das Leis de Incentivo. O time da Rhadar Cultural criou, produziu e coproduziu shows, exposições, curtas, conteúdo para internet, projetos audiovisuais, programas de televisão e livros. Desenvolveu também projetos esportivos personalizados e programas de educação ambiental.