O projeto Aprendizes - Digital enxerga que o advento da tecnologia desperta novas possibilidades para o fazer criativo. Por isso, utilizar as ferramentas do meio digital para a promoção da arte e da cultura contribui para o desvelamento de oportunidades e novos caminhos no âmbito social.
Por meio de oficinas presenciais com foco em Robótica e outras voltadas à criação artística, a inserção digital é feita de maneira lúdica para estimular a criatividade, introduzindo conceitos básicos sobre robótica e programação e sua ampla atuação no campo das artes visuais.
Por conta da pandemia da Covid-19, o ano de 2021 foi muito desafiador e, para evitar tantas interrupções impostas pelas restrições de circulação, o projeto ofereceu oficinas online, que também contribuem para a aproximação dos participantes com o meio digital.
As aulas/oficinas começam com um momento de contextualização em que o professor apresenta conceitos relacionados à peça que os alunos criarão neste dia. Em seguida, divididos em trios ou duplas, os alunos investigam a apostila, que indica o passo-a-passo para a montagem e programação do projeto.
A montagem é feita com peças LEGO (kit EV3 Mindstorm), algumas bem comuns aos conjuntos tradicionais da marca, outras bem diferentes, como as estruturas inteligentes que possibilitam a programação das ações que a peça realizará.
Com a montagem completa, os alunos partem para a etapa da programação e então se divertem com seus robôs em ação!
A metodologia das oficinas de Robótica é baseada no trabalho em equipe. Segundo a @robomind.sp, empresa parceira do projeto, o "trabalho em equipe acontece quando um grupo resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema. Ele possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados, uma vez que otimiza o tempo de cada pessoa, e ainda, contribui para conhecer outros indivíduos e aprender novas tarefas".
Para construir os robôs, cada membro da equipe tem que saber executar três diferentes funções: COACH, que é quem coordena a equipe apresentado o objetivo do encontro e ajuda os demais integrantes a realizar suas funções; BUILDER, que é o responsável pela construção do robô; e CODER, que é o responsável por programar as ações que o robô irá executar. Os participantes dos grupos se revezam nestas funções a cada encontro, assim podem desenvolver as diversas habilidades que cada papel requer.
O projeto Aprendizes-digital conta não só com as oficinas de robótica, mas também com atividades culturais, que visam promover o desenvolvimento do pensamento criativo dos alunos.
Os encontros buscam correlacionar os assuntos das oficinas de robótica com as práticas culturais e têm como objetivo final a construção de uma exposição, que será realizada no final do ano como forma de encerramento do projeto. Com isso, os alunos fazem parte da produção e elaboração deste evento e também convivem com conceitos e conteúdos do universo da arte, que passam a ser parte de seus repertórios culturais.
Cada encontro aborda diferentes questões, considerando que montaremos uma exposição com algumas peças feitas pelos alunos nas oficinas de robótica, e propõe situações de criação coletiva ou individual.
A missão da Muda Cultural é qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades por meio da promoção da arte e da cultura. Há mais de dez anos no mercado cultural, a Muda atua na gestão de investimento social privado e no desenvolvimento de projetos através das leis de incentivo, sendo o elo entre marcas e seus públicos de interesse. Tendo como principal ativo uma extensa rede de colaboradores e parceiros, a Muda oferece uma atuação capaz de transitar entre os universos artísticos, da produção e da gestão cultural, incluindo concepção, curadoria de conteúdos e planejamento
A Robomind é formada por profissionais da área da educação que acreditam na educação como forma de empoderamento e desenvolvimento da humanidade.
Viu na robótica educacional um meio de estimular e potencializar as novas gerações a serem construtoras de conhecimento, desenvolvedoras de tecnologia , pautadas no bem comum.
Atua hoje com estudantes da educação infantil ao ensino fundamental , com professores das diversas áreas do conhecimento, com famílias de diferentes contextos e regiões com uma diversidade cultural imensa.
A Robomind espera cada vez mais contribuir para o desenvolvimento de pessoas críticas que atuem de forma ativa nos diferentes contextos atemporal não sendo apenas consumidora de conhecimentos mas também construtoras.
Em quase 15 anos de atuação, time da Rhadar Cultural criou, produziu e coproduziu mais de 40 projetos em múltiplas plataformas de leis de incentivo e ações sociais que contribuíram para a inserção cultural, esportiva e com o desenvolvimento sustentável. Tecnologia , Cultura e Sociedade sempre foram nossos eixos.