E. E. Sebastião de Souza Bueno | 2021

Nº Alunos: 484
Nº Docentes: 26
Período Escolar: Integral

 

A EE Prof. Sebastião de Souza Bueno foi criada em 08/02/1952 como Grupo Escolar de Vila Medeiros, passando posteriormente a denominar-se como hoje é conhecida. A Unidade Escolar é uma instituição pública tendo como patrono o Senhor Sebastião de Souza Bueno, que foi diretor da unidade. No ano de 2020 passou a fazer parte do Programa de Ensino Integral, atendendo 14 salas, sendo 8 de Ensino Fundamental Anos Finais e 6 de Ensino Médio. O Programa de Ensino Integral foi bem recebido pela comunidade escolar, tendo uma ótima adesão por parte dos alunos.

 

A escola, situada no bairro de Vila Medeiros, bairro com uma área de 7,7 Km² e população estimada de 128.692 habitantes. A população no distrito vem diminuindo a partir dos anos oitenta, mas ainda é considerada uma das maiores densidades populacionais da cidade, com 167,13 hab./ha. Segundo o Atlas do Trabalho e Desenvolvimento da Cidade de São Paulo, a renda média de seus moradores é de R$ 894,53 e o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano local é de 0,836, um índice considerado elevado.

 

A escola estadual Professor Sebastião de Souza Bueno tem como principal missão, ser um núcleo formador e desenvolvedor de jovens autônomos, solidários e competentes buscando sempre a excelência acadêmica. A equipe da escola depreende ainda que desenvolver o conhecimento e o domínio pleno dos conteúdos, das competências e habilidades desejáveis para o ano/série em que nossos alunos se encontram é o grande desafio desta gestão. Nosso compromisso e nossos objetivos são proporcionar uma educação pública de qualidade, com ações orientadas e fundamentadas nos valores apresentados no documento Programa Educação – Compromisso de São Paulo da Secretaria de Educação. Dentre esses valores, ressaltam a gestão democrática e responsável, espírito de equipe e cooperação, mobilização, engajamento e responsabilização de toda a comunidade escolar em torno do processo ensino-aprendizagem. Buscamos, no desenvolvimento de nossas ações, contemplar as cinco premissas do Programa de Ensino Integral: Protagonismo, Formação Continuada, Corresponsabilidade, Excelência em gestão e replicabilidade, para alcançar o ponto central do nosso modelo de escola que é desenvolver o Projeto de Vida dos alunos.

 

A escola atingiu a meta do IDESP 2019 nos Anos Finais com um resultado de 3,62 para uma meta de 2,99; não atingiu a meta do IDESP 2019 para o Ensino Médio com um resultado de 1,97 para uma meta de 2,77. O Fluxo dos Anos Finais de 0,99 e do Ensino Médio 0,91. Para o ano de 2021 a escola tem como do IDEB 5,3 para o Ensino Fundamental Anos Finais e 4,2 para o Ensino Médio.

"Nos sentimos privilegiados com essa parceria por conseguir proporcionar aos alunos e professores uma experiência tão únicaAs expectativas são as melhores possíveis, os alunos estão encantados e empolgados com o processo de construção do robô, conseguir dar a vida às peças, é como se fosse mágica para eles"


André Luiz da Silva, diretor pedagógico da E.E. Prof. Sebastião de Souza Bueno

"Eu imagino que no futuro os robôs vão dominar o mundo. antigamente a tecnologia não estava tão presente na vida de ninguém, hoje é fundamental para evolução da comunicação entre as pessoas"


Matheus Emanuel Aragão Cortez, aluno do projeto