E. E. Yolando Mallozzi | 2022

A Escola Estadual Yolando Mallozzi é uma das duas instituições de ensino que recebem em 2022 a segunda edição do Aprendizes - Digital. Ela faz parte das escolas inseridas na chamada Diretoria de Ensino Região Norte 2, e tem como missão promover um ensino de qualidade garantindo o acesso e a permanência, tendo o aluno como protagonista da sua formação, capaz de no futuro agir para transformar a sociedade.

 

Atualmente são atendidos 558 alunos, distribuídos nos turnos da manhã (284) e da tarde (274). A escola é dirigida por Raquel Silva, com Lucia Gorete da Silva Bonifácio e Roberta Jannuzzi Ribeiro Messato na vice-diretoria, e coordenação de Rosalina Campos Mendes da Silva e José Roberto Domenech Gutierrez.

 

A instituição está localizada na Vila Roque, na Zona Norte de São Paulo, próximo ao Sítio do Mandaqui e à Vila Nova Cachoeirinha. De acordo com o último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, o bairro reúne 46.151 moradores em 14.435 domicílios, com uma média de 3,20 moradores por domicílio. A comunidade escolar é composta por famílias de classe média e baixa, em que cerca de 60% dos estudantes vão à escola utilizando o transporte escolar. 

 

Entre os equipamentos de saúde presentes no entorno escolar destacam-se a UBS Dra. Ilza Weltman Hutzler, o Hospital Estadual de Vila Nova Cachoeirinha e a Maternidade Municipal de Vila Nova Cachoeirinha. Nas áreas de cultura, lazer, esporte e transporte do bairro, estão o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, a Fábrica de Cultura de Vila Nova Cachoeirinha, o Parque do Horto Florestal, o Santana Parking Shopping e o Terminal de Ônibus de Vila Nova Cachoeirinha.

 

De acordo com a diretora da instituição, Raquel Silva, receber o Aprendizes - Digital, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e realizado por Muda Cultural e Robomind, trouxe aos alunos e às famílias grandes expectativas. "O Aprendizes - Digital irá agregar valor à nossa escola. O projeto representa mais uma ferramenta que contribuirá para melhorar o desempenho escolar dos nossos alunos, bem como a formação dos nossos professores", comenta. "As atividades estimulam a concentração e o raciocínio lógico, fatores essenciais para a resolução dos mais diversos problemas, assim como a criatividade, o trabalho em equipe e o respeito mútuo. E o que é muito importante: é um aprender brincando", conclui.

O Aprendizes - Digital irá agregar valor à nossa escola. O projeto representa mais uma ferramenta que contribuirá para melhorar o desempenho escolar dos nossos alunos, bem como a formação dos nossos professores.


Raquel Silva, Diretora da E. E. Yolando Mallozzi

As atividades estimulam a concentração e o raciocínio lógico, fatores essenciais para a resolução dos mais diversos problemas, assim como a criatividade, o trabalho em equipe e o respeito mútuo. E o que é muito importante: é um aprender brincando.


Raquel Silva, Diretora da E. E. Yolando Mallozzi