Relatório Formação Corpo Docente | Abril 2022

Relato do segundo encontro | E.E Dr Miguel Vieira Ferreira

 

O segundo encontro ocorreu no dia 04 de Abril no período das 14:30h às 16:00h e teve como objetivo principal criar uma familiaridade entre os docentes e a ferramenta utilizada no desenvolvimento do projeto e trazer uma vivência e uma experiência maker e lúdica para que a essência de nossa formação fique clara a todos.

 

Conceitos do segundo  encontro

 

Os principais conceitos trabalhados neste encontro:

  • Apresentar o kit Wedo 2.0 da linha Lego Education, seus componentes e seu funcionamento. 
  • Desenvolver o primeiro projeto (Robô SMART) para que possam entender a organização e a leitura dos elementos no processo de construção e conhecer os elementos estruturais. 
  • Apresentar o Software de Programação - Wedo 2.0 

 

Etapas do segundo encontro

 

Etapa 01: Apresentar o kit Wedo 2.0 

Etapa 02 : Construir  o protótipo Smart 

Etapa 03 : Apresentar o Software de Programação 

Etapa 04: Programando o seu primeiro Robô 

 

Etapa 01 : Apresentação do Kit Wedo 2.0 

O WeDo 2.0 foi projetado para fornecer oportunidades aos estudantes de esboçar, construir e testar protótipos e representações de objetos, animais e veículos que têm um foco no mundo real. A abordagem investigativa (mão na massa) encoraja os estudantes a estarem totalmente envolvidos no processo de concepção e construção. Este primeiro momento tem como objetivo principal apresentar o kit e todas essas possibilidades que ele permite ao nosso estudante e professor.

 

O que vem na caixa?

O Conjunto Básico do LEGO WEDO 2.0 compõe-se do Bloco SMARTHUB, 1 Motor Médio, 1 Sensor de inclinação , 1 Sensor de movimento  e uma grande coleção de elementos LEGO cuidadosamente selecionados. Todos os 280 elementos são listados na visão geral do elemento fornecido para  fácil reconhecimento e facilidade de gerenciamento.

 

Smarthub 

O Smarthub age como um conector sem fios entre o seu dispositivo e as outras peças eletrônicas, usando Bluetooth. Ele recebe as sequências de programação do dispositivo e as executa. 

O Smarthub possui recursos importantes: 

  • Duas portas para conectar sensores ou motores; 
  • Uma luz;
  • Botão de energia.

 

 

 

Motor Médio

Um motor é o que faz outras coisas se moverem.

Este Motor Médio usa eletricidade para fazer um eixo girar. 

O motor pode ser ligado em ambas as direções, pode ser parado e colocado em diversas velocidades e por um período de tempo específico (em segundos).

 

 

 

 

Sensor de Inclinação 

Este sensor detecta alterações em seis posições diferentes: 

  • Inclinar para um lado; 
  • Inclinar para outro lado; 
  • Inclinar para cima; 
  • Inclinar para baixo; 
  • Sem inclinação;
  • Qualquer inclinação.

 

 

Sensor de Movimento

Este sensor detecta alterações na distância a partir de um objeto dentro do seu alcance de três formas diferentes:

  • Objeto se movendo perto; 
  • Objeto se movendo longe;
  • Objeto mudando posição.

 

 

 

Nesta etapa o foco maior ficou com os componentes eletrônicos. 

 

Etapa 02 : Construir  o protótipo Smart 

Logo após a apresentação do Kit os professores foram convidados a construir o protótipo Smart, baseado no funcionamento de um carro inteligente e compacto , ele traz como características em seu funcionamento:

 

  • A presença do motor médio e as possibilidades de rotação por segundo no sentido horário e antihorário.
  • Polias e Correias - Transmissão de movimento. 

 

Esses conceitos foram trabalhados durante a etapa de construção . Neste momento também foram contemplados o desenvolvimento de algumas habilidades socioemocionais como trabalho em equipe , liderança, empatia , cooperação e desenvolvimento de projetos. 

 

 

Etapa 03 : Apresentar o Software de Programação

Programar é uma parte importante do aprendizado no século XXI e é uma parte essencial de todos os projetos WeDo 2.0, pois a  programação acrescenta “vida” aos modelos que os estudantes criaram e os instrui sobre o pensamento computacional. Baseado neste princípio apresentamos aos professores o software de programação Wedo 2.0. 

Para possibilitar movimento aos modelos, arrastam e soltam os blocos na Tela de Programação, criando assim sequências de programação. 

Pode ser criado várias sequências de programação na tela, mas cada uma delas precisa começar com um Bloco Iniciar. 

Aqui estão alguns termos importantes que foram apresentados :

  1. Bloco Iniciar

Um bloco iniciar é necessário para executar uma sequência de programação. Executar significa começar uma série de ações até que elas estejam concluídas. 

  1. Bloco de programação

Blocos de programação são utilizados para construir uma sequência de programação. Os blocos com símbolos são usados no lugar de códigos de texto. 

  1. Sequência de programação 

Uma sequência de programação é uma sequência de blocos de programação.

 

 

Etapa 04: Programando o seu primeiro Robô 

Para o momento de experienciar foram feitos 3 desafios com os professores após a apresentação dos blocos de motores. 

Blocos de programação apresentados: 

 

 

Iniciar a programação - Este bloco é responsável por iniciar a programação e todo programa deve obrigatoriamente iniciar por ele.

 

 

Potência do Motor - Este bloco permite que a potência aplicada ao motor seja determinada . Seu intervalo será de 0 à 10.

 

 

 

Sentido de rotação do motor - Sentido Horário e Anti - horário  

 

 

 

 

 

Determina o intervalo de tempo que o motor irá funcionar 

 

 

 

 

 

Finaliza a alimentação do motor , fazendo com ele seja desligado. 

 

 

Desafios propostos: 

Desafio 01: Faça com que seu Smart Car se movimentar em linha reta , para frente, por 3 segundos, com potência máxima

Desafio 02: Faça com que seu Smart Car se movimente no sentido negativo da trajetória por 1 segundo, com potência 08.

Desafio 03 : Una os desafios 2 e 3 fazendo com que o projeto realize os movimentos em sequência , aguardando um segundo entre o desafio 01 e o desafio 02 . Altere os valores de potência para 7 na ida e 5 na volta.

 

Participação dos grupos

Este segundo treinamento para mim, foi satisfatório pois todas as equipes interagiram , construíram e programaram os seus projetos.  Alguns grupos apresentaram certa dificuldade no reconhecimento das peças , utilização de algumas estruturas e na percepção do desenho técnico, mas isso é algo que será desenvolvido durante o ano . Os conceitos iniciais de programação foram absorvidos de maneira geral , mas serão retomados novamente no próximo treinamento. 

 

 

Por Larissa de Oliveira Figueira Canciglieri | Coordenadora Técnica e Pedagógica