Relato do sétimo encontro | E.E. Miguel Vieira Ferreira
O sétimo encontro de formação de corpo docente ocorreu no dia 19 de dezembro, das 14h às 15h30, e teve como objetivo principal rever os conceitos apresentados na aula anterior (sensor de movimento presente no kit LEGO® Education WeDo 2.0, bem como blocos de programação), aprofundar os conceitos sobre o sensor de movimento, retomar os conceitos de blocos de ação e aprofundar os conceitos sobre blocos amarelos e sensores.
Conceitos do sétimo encontro
- Rever os conceitos de estruturas inteligentes, automação e a lógica de programação apresentada nos encontros anteriores;
- Intensificar os conceitos sobre o sensor de movimento e suas possibilidades de programação;
- Falar sobre a construção do pensamento lógico-computacional utilizando o software WeDo 2.0;
- Discutir exploração espacial, viagem tripulada a Marte e Rovers utilizados na exploração, com destaque ao Curiosity.
Etapas do sétimo encontro
Etapa 01: Revisão dos conceitos de lógica de programação apresentados nos encontros anteriores;
Etapa 02: Construção do projeto explorador Planetário e sua contextualização utilizando como base os Rovers enviados a Marte, com foco no Curiosity;
Etapa 03: Análise do projeto e seu funcionamento;
Etapa 04: Programando – Desafios utilizando o sensor de movimento.
Revisão
Etapa 01: Revisão dos conceitos de lógica de programação abordados em nossos treinamentos até o presente momento.
Foram revistos conceitos importantes, como:
Blocos de Motor
Blocos de Entrada de Sensores
Blocos de Fluxo
Contextualização
Etapa 02: Construção do protótipo Explorador Espacial
Logo após a revisão dos conceitos, os professores foram convidados a construir o protótipo Explorador Espacial. Foram apresentados aos docentes os conceitos de exploração espacial, as missões enviadas a Marte e os Rovers. Os dados foram retirados do site da NASA.
https://mars.nasa.gov/mars2020/
Depois, foi apresentado a eles o Rover Curiosity, inspiração para o nosso projeto. O Rover Curiosity celebrou em 05/08/22 o aniversário de dez anos de seu pouso na cratera Gale, em Marte. O explorador robótico foi enviado ao Planeta Vermelho com o objetivo primário de descobrir se o planeta teve ou não condições de abrigar vida no passado e, desde então, proporcionou enormes avanços na compreensão do nosso planeta vizinho. O Rover foi lançado em 26 de novembro de 2011, e chegou ao planeta depois de mais de oito meses de viagem. Ele faz parte da missão Mars Science Laboratory, durante a qual a NASA testou um novo método de pouso (que foi aplicado novamente no pouso do Rover Perseverance) ao encarar o desafio de descê-lo ao interior da cratera Gale, um local seco e desolado ao sul do equador marciano. Inicialmente, a missão original do Curiosity deveria durar apenas dois anos terrestres.
Fonte: CanalTech
A partir disso, foi proposto aos docentes a construção do projeto. Essa construção teve o nível mais alto de dificuldade entre todos apresentados e realizados pelos docentes até então: reúne 126 peças e 19 passos, sendo uma construção de nível 4.
Análise
Etapa 3: Análise do projeto
Esse projeto possui como diferencial:
- Correias interconectadas ao eixo para gerar
- amortecimento e movimento articulado; engrenagens e associações a polias para geração de transmissão de movimento.
- Nesta etapa, os professores foram induzidos a localizar o Sensor de Movimento no projeto construído e, assim foram, revisadas suas características e possíveis utilidades. Esse sensor conecta-se ao Smart Hub e pode detectar objetos em um alcance de até 15 cm. Nenhuma configuração é necessária: basta conectar o sensor de movimento e ele é identificado automaticamente pelo software WeDo 2.0 utilizado na programação.
Neste momento, também foi contemplado o desenvolvimento de algumas habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, liderança, empatia, cooperação e desenvolvimento de projetos.
Programando
Etapa 04: Desafios utilizando o sensor de movimento
Aqui estão alguns termos importantes que foram relembrados:
- Bloco Iniciar
Um bloco iniciar é necessário para executar uma sequência de programação. Executar significa começar uma série de ações até que elas estejam concluídas.
- Bloco de programação
Blocos de programação são utilizados para construir uma sequência de programação. Os blocos com símbolos são usados no lugar de códigos de texto.
- Sequência de programação
Uma sequência de programação é uma sequência de blocos de programação.
Foram aprofundados os conceitos sobre o funcionamento de um sensor de movimento/presença/ultrassônico e como programá-lo utilizando os blocos.
As quatro possibilidades existentes foram discutidas, mas apenas as opções pertinentes à programação foram utilizadas em nossos desafios.
O bloco Esperar por foi utilizado junto aos blocos anteriores, para que os docentes absorvessem a ideia de que ele pode ser utilizado tanto para aguardar um intervalo de tempo quanto para aguardar até que uma atividade se inicie ou encerre.
Dessa forma, foram propostos quatro desafios aos professores.
Programando o seu robô
Para o momento de experienciar, foram planejados quatro desafios com os professores após a revisão dos conceitos apresentados.
Desafio 01: Faça com que o seu Rover se locomova por 4 segundos.
Desafio 02: Programe o Robô Explorador para se mover para frente na potência 8. Quando o sensor identificar algo, o robô deverá encerrar o seu movimento.
Foi então inserido um novo tema: os Blocos de Monitor, para que os professores pudessem explorar novas possibilidades de programação.
Desafio 03: Programe o Robô Explorador para se mover para frente na potência 10. Quando o sensor identificar algo, o robô deverá diminuir a velocidade e, em seguida, quando não houver mais obstáculos, retornar à potência inicial. Para isso, é necessário utilizar o Bloco Monitor e subtrair do monitor relacionado o sensor de potência do motor.
Síntese
Foram apresentados dois novos Blocos de Fluxo, para que novas possibilidades de programação fossem possíveis, sendo eles:
Desafio 04: Agora que o Robô Explorador Planetário é capaz de se movimentar pelo planeta Marte, as equipes devem criar uma programação para que ele envie mensagens ao planeta Terra. Cada vez que ele encontrar algo posicionado a uma distância determinada, deve emitir um som, mostrar uma mensagem de atenção e, em seguida, fechar a tela.
Participação dos grupos
Por questões de calendário e cronograma, o sétimo e oitavo treinamentos foram realizados no mesmo dia. Apesar da junção e do tempo estendido, o grupo conseguiu assimilar todos os conteúdos e realizar todas as missões e desafios.
Para encerrar o último encontro, foi realizado um bate-papo e tira dúvidas sobre possíveis utilizações da robótica nas aulas regulares e as intersecções entre cultura, artes visuais e tecnologia.
Também foram entregues crachás, PINs e outras lembrancinhas para comemorar a finalização do ciclo.