Projeto Aprendizes Digital
Relatório Pedagógico | Formação Corpo Docente
E.E. Sebastião de Souza Bueno
O primeiro encontro aconteceu no dia 13 de março de 2023, uma segunda-feira, e teve como objetivo principal explicar ao corpo docente como funciona o projeto Aprendizes - Digital, além de discutir a importância da robótica educacional no processo de crescimento intelectual dos alunos. Com isso, foi reforçada a importância da formação docente em paralelo às aulas regulares, tanto para a escola quanto para o seguimento do curso após a finalização do projeto na instituição.
A empresa Robomind foi apresentada aos docentes, junto com uma breve explicação de seu método de ensino, onde os discentes têm a oportunidade de ver na prática a aplicação do conteúdo aprendido em sala de aula. Em seguida houve uma apresentação e descrição do Kit Lego Ev3 Mindstorms e seus componentes.
Após a contextualização, na qual foi discutida com os professores a pergunta tema da aula, “O que é um robô?”, seguimos para o processo de montagem, com explicação sobre o livro didático usado nas aulas e as funcionalidades das peças.
No momento da experiência, ocorreu a apresentação do aplicativo de programação do Kit Lego Ev3 Mindstorms, com a explicação detalhada dos blocos responsáveis pelo funcionamento do motor e a programação do robô.
Principais objetivos da aula:
- Apresentação sobre a importância da Robótica Educacional na formação dos alunos;
- Discussão sobre a relevância da tecnologia como ferramenta no dia-a-dia docente;
- Apresentação do modelo de ensino utilizado pela empresa Robomind;
- Montagem e programação do robô Robby, uma construção simples, cuja programação traz conceitos básicos que serão utilizados durante todo o curso.
Breve relato de participação da turma:
“A grande maioria dos docentes foi participativa, com ênfase nos professores com idade mais avançada, que interagiam a todo momento e demonstraram ânsia pelo aprendizado.
No final da formação, fui procurada por um docente que ficou tão empolgado com a aula que queria saber a possibilidade de um aprofundamento no estudo da robótica educacional.” - Dayane Rosse, Professora da Robomind.