Relatório Formação Corpo Docente | Junho 2022

E. E. Sebastião de Souza Bueno | 2021

Relato do quarto encontro | E.E Dr Yolando Mallozzi

 

O quarto encontro ocorreu no dia 29 de junho no período das 17:45h às 19:00h e teve como objetivo principal fortalecer os conceitos sobre as estruturas mecânicas e eletrônicas presentes no material, apresentar o sensor de movimento , reforçar os conceitos de blocos de ação, os blocos vermelhos e apresentar os blocos amarelos.

 

Conceitos do terceiro encontro

  • Intensificar os conceitos sobre o engrenagens e associação de engrenagens 
  • Intensificar os conceitos sobre Smart Hub e motores e tipos de movimento . 
  • Construção do pensamento lógico/ computacional 
  • Sensor de movimento

 

Etapas do quarto encontro

 

Etapa 01: Rever o conceito de associação de Engrenagens – Definição de Engrenagem Motora e Consumidora e tipos de movimento. 

Etapa 02: Construção do projeto Gira – Gira 

Etapa 03 : Apresentação do sensor de movimento e seu funcionamento 

Etapa 04 : Análise do Projeto e seu funcionamento . 

Etapa 05 : Programando – Utilizando Blocos de Ação  

Etapa 06: Programando o sensor de movimento 

 

Nossa aula é estruturada em três momentos: Revisão , Contextualização e Síntese.  Dessa forma apresento as estruturas relacionadas às etapas mencionadas acima. 

 

Revisão 

Etapa 01: Rever o conceito de engrenagens e seu funcionamento 

Foram revistos conceitos importantes apresentados na aula anterior, como: 

Engrenagens presentes no kit, seu funcionamento e as possibilidades de movimento fornecidas. 

 

Foram reapresentadas todas as engrenagens presentes no kit , suas diferenças e utilidades. 

As engrenagens são elementos que possuem dentes em todo o seu perímetro e quando acoplados uns aos outros esses dentes se intercalam fazendo com que um empurre o outro ou seja transmitindo movimento. 

Dependendo do perímetro dessas engrenagens que compõem o sistema teremos um movimento de maior ou menor força, maior ou menor velocidade. 

De modo geral, as engrenagens podem ser:

  • Cilíndricas 
  • Cônicas 
  • Rosca sem fim 
  • Cremalheira

 

O movimento entre as engrenagens é transmitido de uma unidade motora  onde a força é aplicada – Ligada ao motor) para uma unidade consumidora (onde a força é recebida – Associada à motora).

 

Contextualização 

Etapa 02: Construir  o protótipo Gira – Gira 

 

Logo após a revisão dos conceitos os professores foram convidados a construir o protótipo Gira Gira. Ele possibilita que os conceitos de movimento sejam abordados de maneira ampla já que possui um funcionamento semelhante ao mecanismo do relógio de ponteiro.

 Possui como diferencial:

  • Um sistema de engrenagens utilizado para a transmissão de movimento, através da conexão ao motor de uma engrenagem de 20 dentes e uma engrenagem consumidora de 8 dentes. 
  • Para gerar o movimento circular utilizamos uma roda grande para impulsionar o robô.
  • São trabalhados conceitos de alteração de potência relacionados ao tempo para que o robô percorra 360º e a definição do conceito de potência ( energia por tempo). 

 

Neste momento também foram contemplados o desenvolvimento de algumas habilidades socioemocionais como trabalho em equipe , liderança, empatia , cooperação e desenvolvimento de projetos. 

 

Etapa 03: Apresentação do sensor de movimento e seu funcionamento

 

 

Nesta etapa os professores foram induzidos a  localizar o sensor de movimento no projeto construído,  e assim foi apresentado suas características e suas possíveis utilidades no funcionamento deste projeto.

 

Sensor de Movimento 

Este sensor detecta alterações na distância a partir de um objeto dentro do seu alcance de três formas diferentes:

  • Objeto se movendo perto; 
  • Objeto se movendo longe;
  • Objeto mudando posição.

 

Ele se conecta ao Smart Hub e ele pode detectar objetos dentro de um alcance de 15 cm. Nenhuma configuração é necessária; basta conectar o sensor de movimento e ele será identificado automaticamente pelo software WeDo 2.0 utilizado na programação. 

 

Etapa 04: Análise do Projeto e seu funcionamento 

 

O projeto foi analisado de maneira geral, seus componentes e os principais diferenciais do robô. 

  • O primeiro tópico trabalhado foi as possibilidades de movimento gerado pelo motor: sentido horário e anti horário e quais são as possibilidades geradas a engrenagem motora e consumidora devido a essa associação. 
  • Definição do conceito de potência utilizado para a programação do motor . A potência indica a quantidade de energia elétrica que foi transformada em outro tipo de energia por unidade de tempo.
  • Definição do conceito de comprimento de circunferência , rotação e graus. 
  • Através da variação dos valores de potência do motor (possibilidades de 0 à 10 ), foram apresentados quais são as diferenças de tempo para que o gira gira complete 360º , quanto maior o valor da potência menor o intervalo de tempo para que seja possível completar uma rotação. 

 

Etapa 05: Programando – Utilizando Blocos de Ação  

Aqui estão alguns termos importantes que foram relembrados:

 

  1. Bloco Iniciar

Um bloco iniciar é necessário para executar uma sequência de programação. Executar significa começar uma série de ações até que elas estejam concluídas. 

  1. Bloco de programação

Blocos de programação são utilizados para construir uma sequência de programação. Os blocos com símbolos são usados no lugar de códigos de texto. 

  1. Sequência de programação 

Uma sequência de programação é uma sequência de blocos de programação.

 

 Programando o seu Robô 

 

Para o momento de experienciar foram feitos 4 desafios com os professores após a revisão dos conceitos apresentados anteriormente. 

 

Desafios propostos: 

Desafio 01: Faça com que o robô gira-gira percorra por 4 segundos na potência 3 e meça o comprimento do arco da circunferência 

Desafio 02:  Faça com que o robô gira-gira percorra por 4 segundos na potência 8 e meça o comprimento do arco da circunferência 

Desafio 03 : Qual conclusão você obteve ? O comprimento do arco da circunferência foi maior quando tivemos uma maior energia ao motor ou menor ? 

Desafio 04 : Encontre o tempo necessário para que o robô gira-gira percorra 360º utilizando a potência 9 .

 

Síntese 

 

Etapa 06: Programando o sensor de movimento

 

Foram apresentado aos grupo os blocos:

 

 

Foi apresentado o bloco referente a programação do sensor de movimento, visto como a aba das entradas dos sensores.

 

 

As quatro possibilidades existem foram apresentadas e discutidas, mas apenas a opção de programação alteração da distância mais próxima foi utilizado nessa atividade. 

 

 

O bloco esperar por foi apresentado juntamente ao bloco anterior , para que os docentes absorvam a idéia de que ele pode ser utilizado tanto para aguardar um intervalo de tempo quanto para aguardar até que uma atividade se inicie ou encerre. 

 

 

Dessa forma, foi proposto um quinto desafio para que os professores encerrassem o movimento do robô gira-gira quando algo se aproximasse do sensor de movimento. 

 

Desafio 05: Faça com que o Gira Gira execute o movimento circular no sentido horário, na potência 6,  por tempo indeterminado , finalizando o movimento apenas quando algo se aproxima do sensor.

 

 

Participação dos grupos

Este quarto treinamento foi satisfatório pois todas as equipes interagiram, construíram e programaram os seus projetos. Os grupos estão evoluindo significativamente em termos de construção, visualização do projeto 3D, identificação das estruturas e do projeto como um todo.

Sinto que consegui ultrapassar uma barreira com os professores com relação ao foco e interesse em aprender sobre o assunto e aplicar esta tecnologia em suas aulas, obtendo um rendimento maior a cada treinamento. Estão evoluindo em termos da programação mas de maneira geral apresentam dificuldade na construção da lógica, na sequência correta de passos e em como criar o pensamento computacional antes de iniciar a programação, pontos que serão trabalhados ao decorrer dos próximos encontros.