Relatório Formação Corpo Docente | Setembro 2022

Relato do quinto encontro | E.E. Miguel Vieira Ferreira

 

O quinto encontro de formação de corpo docente ocorreu no dia 19 de setembro, das 14h30 às 16h, e teve como objetivo principal rever os conceitos apresentados no primeiro semestre (estruturas mecânicas e eletrônicas presentes no material), aprofundar os conceitos sobre o sensor de movimento, retomar os conceitos de blocos de ação, os blocos vermelhos e aprofundar os blocos amarelos e sensores. 

 

Conceitos do quinto encontro

  • Rever os conceitos de estruturas inteligentes, automação e a lógica de programação apresentada nos encontros anteriores;
  • Intensificar os conceitos sobre o sensor de movimento e suas possibilidades de programação;
  • Falar sobre a construção do pensamento lógico-computacional utilizando o software WeDo 2.0.

 

Etapas do quinto encontro

 

Etapa 01: Rever os conceitos de estruturas inteligentes, automação e a lógica de programação apresentada nos encontros anteriores;

Etapa 02: Construção do projeto Carro de Corrida e sua contextualização utilizando como base o carro Gen 3 (carro de corrida elétrico);

Etapa 03: Análise do projeto e seu funcionamento;

Etapa 04: Programando – Desafios utilizando o sensor de movimento.

 

Revisão 

Etapa 01: Revisão dos conceitos abordados no primeiro semestre em nossos treinamentos.

 

Foram revistos conceitos importantes, como: 

 

O WeDo 2.0 foi projetado para fornecer oportunidades aos estudantes de esboçar, construir e testar protótipos e representações de objetos, animais e veículos. A abordagem investigativa (mão na massa) encoraja os estudantes a estarem totalmente envolvidos no processo de concepção e construção. Este primeiro momento tem como objetivo principal apresentar o kit e todas as possibilidades que ele permite ao estudante e ao professor. 

 

O que vem na caixa?

O Conjunto Básico do LEGO® Education WeDo 2.0 é composto por 1 Bloco Smart Hub, 1 Motor Médio, 1 Sensor de Inclinação, 1 Sensor de Movimento e uma grande coleção de elementos LEGO cuidadosamente selecionados. Todos os 280 elementos são listados na visão geral fornecida para fácil reconhecimento e facilidade de gerenciamento.

 

 

Smarthub 

O Smart Hub age como um conector sem fios entre o seu dispositivo e as outras peças eletrônicas, usando a

tecnologia Bluetooth. Ele recebe as sequências de programação do dispositivo e as executa.

 

O Smart Hub possui recursos importantes: 

  • Duas portas para conectar sensores ou motores; 
  • Uma luz;
  • Botão de energia.

 

Motor Médio

Um motor é o que faz outras coisas se moverem. 

 

 

O Motor Médio usa eletricidade para fazer um eixo girar. 

O motor pode ser ligado em ambas as direções; pode ser parado e colocado em diversas velocidades por um período de tempo específico (em segundos).

 

 

 

 

Sensor de Inclinação 

 

Este sensor detecta alterações em seis posições diferentes: 

  • Inclinar para um lado; 
  • Inclinar para outro lado; 
  • Inclinar para cima;
  • Inclinar para baixo; 
  • Sem inclinação;
  • Qualquer inclinação.

 

Sensor de Movimento 

 

Este sensor detecta alterações na distância a partir de um objeto dentro do seu alcance de três formas diferentes:

  • Objeto se movendo perto; 
  • Objeto se movendo longe;
  • Objeto mudando de posição.

 

 

Nesta etapa, o foco maior ficou com o funcionamento do sensor de movimento e suas possibilidades.

 

Contextualização 

Etapa 02: Construir o protótipo Carro de Corrida

 

Logo após a revisão dos conceitos, os professores foram convidados a construir o protótipo Carro de Corrida.

 

 

 

 

 

Para a contextualização sobre o carro de corrida foi trazido como exemplo o carro de teste Gen3, que promete romper barreiras dentro do automobilismo tanto em termos de tecnologia quanto de sustentabilidade.

 

 

 

 

Diferenciais 

  • Velocidade: Uma potência combinada de 600kW (motor de eixo traseiro de 350kW, motor dianteiro padrão de 250kW) será capaz de gerar velocidades superiores a 200 mph (321 km/h).
  • Eficiência: Mais de 40% da energia será produzida por frenagem regenerativa, um aumento significativo em relação aos 25% alcançados pelos carros Gen2. As baterias também serão recicladas no final de sua vida útil.
  • Peso: Os carros Gen3 são 60 kg mais leves que seus predecessores, em grande parte devido à eliminação dos freios traseiros e ao tamanho menor da bateria. Os monolugares também serão menores para melhor se adequarem às corridas de rua.
  • Materiais renováveis: Baterias recicláveis, fibra de carbono reciclada de carros Gen2, borracha natural e fibras recicladas em pneus novos serão incluídas na Gen3 como parte do objetivo da Fórmula E de ser neutra em carbono e por sua tração sustentável.

 

Etapa 03: Análise do projeto 

 

Esse projeto possui como diferencial:

  • Uma polia conectada ao motor para que possa transmitir o movimento a uma segunda polia ligada à primeira por uma correia, fazendo assim com que o nosso carro se movimente. 
  • São trabalhados conceitos de alteração de construção para aumento e diminuição da velocidade por meio da mudança da ligação da correia a uma meia bucha, fazendo assim com que o período de rotação se altere, bem como a velocidade. 
  • Nesta etapa, os professores foram induzidos a localizar o Sensor de Movimento no projeto construído, e assim foram revisadas as suas características e possíveis utilidades. Lembrando que ele se conecta ao Smart Hub e pode detectar objetos dentro de um alcance de 15 cm. Nenhuma configuração é necessária: basta conectar o sensor e ele é identificado automaticamente pelo software WeDo 2.0 utilizado na programação. 

 

Neste momento também foram contemplados o desenvolvimento de algumas habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, liderança, empatia, cooperação e desenvolvimento de projetos. 

 

Etapa 04 : Programando – Desafios utilizando o sensor de movimento

 

Aqui estão alguns termos importantes que foram relembrados:

 

  1. Bloco Iniciar

Um bloco iniciar é necessário para executar uma sequência de programação. Executar significa começar uma série de ações até que elas estejam concluídas. 

 

  1. Bloco de programação

Blocos de programação são utilizados para construir uma sequência de programação. Os blocos com símbolos são usados no lugar de códigos de texto. 

 

  1. Sequência de programação 

Uma sequência de programação é uma sequência de blocos de programação.

 

Foram aprofundados os conceitos sobre o funcionamento de um sensor de movimento/presença/ultrassônico, e como programá-lo utilizando bloco. 

 

 

As quatro possibilidades existentes foram discutidas, mas apenas as opções de programação foram utilizadas em nossos desafios

 

O bloco Esperar por foi utilizado juntamente aos blocos anteriores, para que os docentes absorvessem a ideia de que ele pode ser utilizado tanto para aguardar um intervalo de tempo quanto para aguardar até que uma atividade se inicie ou se encerre. 

 

 

A partir disso, foram propostos cinco desafios aos professores:

 

Desafio 01: Faça com que o seu Race Car saia do ponto inicial e se locomova até o ponto em que deve estacionar.

 

Desafio 02:  Utilize o sensor para que o Race Car encerre o movimento ao identificar um obstáculo.

 

Desafio 03: Utilize o sensor para que o Race Car inicie o movimento quando algo se afastar dele (simule uma largada).

 

Desafio 04: Utilize o sensor para que o Race Car inicie o movimento quando algo se afastar (simule uma largada) e também utilize-o para encerrar o movimento quando se aproximar de um obstáculo. 

 

 

Síntese 

Analisando a associação de polias e correias 

 

 

Desafio 05: Dada a programação abaixo, faça com que a velocidade do carro de corrida seja reduzida sem que a programação seja alterada. 

 

Os professores precisam entender o conceito de que será necessária uma alteração estrutural entre as polias e a meia bucha para que o processo de transmissão de movimento possa ser alterado. 

 

Participação dos grupos

Este quinto treinamento foi satisfatório, pois todas as equipes interagiram, construíram e programaram os seus projetos. Os grupos estão evoluindo significativamente em termos de construção, visualização do projeto 3D, identificação das estruturas e do projeto como um todo. Sinto que consegui ultrapassar uma barreira com os professores em relação ao foco e interesse em aprender sobre o assunto e aplicar essa tecnologia em suas aulas, obtendo um rendimento maior a cada treinamento. Os participantes estão evoluindo em termos da programação, mas ainda apresentam certa dificuldade em encontrar a melhor organização de passos para a construção do algoritmo.