Projeto Aprendizes Digital
Relatório Pedagógico | Formação Corpo Docente
EMEF Santa Rita de Cássia
O segundo encontro aconteceu em 30 de maio, terça-feira, e teve como principal objetivo fortalecer os conceitos sobre estruturas mecânicas e eletrônicas presentes no Kit LEGO. Foram reforçados os conceitos lógicos de programação, repassando as funções dos blocos de ação, blocos vermelhos e sensor de movimento, bem como apresentado ao grupo os blocos amarelos e o conceito de máquinas simples com uso de engrenagens. Os docentes foram apresentados às engrenagens que o Kit contém, a saber:
Engrenagens Cilíndricas;
Engrenagens Cônicas;
Rosca sem fim;
Base giratória de 28 dentes.
Os participantes foram apresentados à função primordial de uma engrenagem, a transmissão de força ou torque através da rotação de um eixo. Quando há a junção de um par de engrenagens ou a combinação de várias delas, é possível transmitir rotações e força, da engrenagem motora para engrenagem consumidora formando, assim, um sistema de transmissão de potência.
Para ilustrar estes conceitos e aprimorar as habilidades dos docentes na construção e programação, o grupo montou o robô Jacaré, que, a partir das engrenagens e do sensor de movimento, imita o animal ao abrir e fechar a boca quando se aproxima de algo.
Principais objetivos da aula:
- Explorar os conceitos de engrenagem, transmissão de força e potência e sensor de movimento;
- Apresentação dos tipos de engrenagens presentes no Kit LEGO;
- Construção do pensamento lógico/computacional a partir da construção e programação do robô Jacaré;
-Conversa sobre o que os docentes entendem por tecnologia e suas principais dificuldades com a mesma.
Breve relato de participação da turma:
“Como no treinamento anterior, foi possível perceber o entusiasmo dos participantes que interagiram, construíram e programaram os seus projetos. Alguns ainda apresentam dificuldades, especialmente para programar, pois nunca tiveram contato com esse tipo de atividade antes. Ao longo do encontro é possível perceber que eles também têm dificuldade em visualizar o conceito de transmissão de movimento, mas ao longo do processo vão se familiarizando com a linguagem e os conceitos. Assim, todos os grupos conseguem finalizar seus projetos. De maneira geral, o grupo está evoluindo bem e dentro do esperado.” - Fabiano Freitas, Professor da Robomind.