Projeto Aprendizes Digital
Relatório Pedagógico | Formação Corpo Docente
E.E. Sebastião de Souza Bueno
O quarto encontro aconteceu no dia 19 de junho, segunda-feira, e teve como principal objetivo mapear os pontos de maior dificuldade dos participantes. Foram relembrados os conceitos principais da programação, o funcionamento do software EV3 Classroom - onde as programações são feitas -, e as funções de cada bloco do sistema, divididos em:
- Motores
- Movimento
- Som
- Eventos
- Controle
- Sensores
- Operadores
- Variáveis
- Meus Blocos
Além disso, foi aprofundado o conceito de algoritmo e como eles são utilizados para resolver um problema ou executar uma tarefa, bem como alguns usos dos algoritmos na ciência da computação, como na criação de softwares e aplicativos.
Após a contextualização teórica e montagem dos robôs, os grupos foram levados ao Tapete de Missões, no qual o robô teve que executar um circuito e 3 desafios:
No primeiro desafio, o robô partia da base, seguindo até o ponto 1. O segundo desafio pedia que o robô saísse da base, realizasse uma curva ao chegar no ponto 1 e se direcionasse ao ponto 2. O terceiro desafio pedia que, ao chegar ao ponto 2, o robô avançasse ao ponto 3 e concluísse as missões.
Este tipo de missão demanda que os participantes relembrem as funcionalidades dos blocos e descubram como combiná-los para produzir os movimentos necessários para cumprir os desafios propostos.
Principais objetivos da aula:
- Relembrar o conceito de programação e os blocos presentes no software de programação;
- Montagem dos robôs;
- Realização de um circuito de desafios no Tapete de Missões.
Breve relato de participação da turma:
“O Tapete de Missões trouxe um estímulo importante para os professores, que participaram ativamente da aula e dos desafios. Relembrar o que é o pensamento computacional e a lógica por trás da programação foi importante para que eles conseguissem programar os robôs para que cumprissem o circuito proposto.” - Dayane Rosse, Professora da Robomind.