Relatório de Aulas | Abril 2022

Projeto Aprendizes Digital

Relatório Pedagógico e Tecnológico

Relatório Alunos | E.E. Yolando Mallozzi e E.E. Miguel Vieira Ferreira

 

Iniciamos o mês de abril com nossa aula-desafio. Geralmente, essa aula é uma mistura de emoções para os alunos, pois alguns gostam de efetuar a montagem sem o guia, usando a sua criatividade e criando algo diferente. Outros tentam e chegam a desistir de sua ideia inicial, assim temos uma aula em que trabalhamos a empatia entre eles, já que às vezes a ideia de outro colega pode ser melhor, e pode ser a escolhida para ser aplicada naquela aula. Esse processo de entendimento e respeito por todos da equipe é gradativo, mas sempre acontece e é importante que eu não intervenha muito,deixando esse momento para eles. Claro que sempre tem uma dica importante ou um pequeno detalhe que podemos melhorar e ajudar.

 

Esse segundo mês de aula mostra um pouco dos alunos que já conseguiram compreender mais sobre como tudo funciona, mas claro que temos que entender que cada um tem seu tempo e, por isso, a cada mês trocamos as equipes, de forma a criar equipes equilibradas, assim um ajuda o outro e todos crescem juntos.

 

Trabalhamos com os alunos sempre em duplas, e todos estão conseguindo desenvolver bem o projeto. Às vezes é necessário fazer algumas alterações de duplas, pois vejo que muitos alunos que estudam juntos e são muito amigos querem sentar juntos, por terem mais afinidade. É algo comum, mas buscamos incentivar que eles se sentem com outros colegas, conheçam e se tornem amigos de outras pessoas. Nem sempre eles aceitam bem, mas com o passar do tempo se envolvem com a aula e cumprem os objetivos com seus pares.

 

O desenvolvimento dos alunos me surpreende. Eles aprendem cada vez mais rápido. Ainda estamos no começo e todo desenvolvimento é gradual, mas vejo grandes avanços em relação ao mês passado.

 

Por: Professor Lucas da Silva Bonifácio