Relato do segundo encontro | E.E Yolando Mallozzi
O primeiro segundo ocorreu no dia 26 de Abril no período das 17:45h às 19:00h e teve como objetivo principal criar uma familiaridade entre os docentes e a ferramenta utilizada no desenvolvimento do projeto e trazer uma vivência e uma experiência maker e lúdica para que a essência de nossa formação fique clara a todos.
Conceitos do segundo encontro
Os principais conceitos trabalhados neste encontro:
- Apresentar o kit Wedo 2.0 da linha Lego Education, seus componentes e seu funcionamento.
- Desenvolver o primeiro projeto (Robô SMART) para que possam entender a organização e a leitura dos elementos no processo de construção e conhecer os elementos estruturais.
- Apresentar o Software de Programação - Wedo 2.0
Etapas do segundo encontro
Etapa 01: Apresentar o kit Wedo 2.0
Etapa 02 : Construir o protótipo Smart
Etapa 03 : Apresentar o Software de Programação
Etapa 04: Programando o seu primeiro Robô
Etapa 01 : Apresentação do Kit Wedo 2.0
O WeDo 2.0 foi projetado para fornecer oportunidades aos estudantes de esboçar, construir e testar protótipos e representações de objetos, animais e veículos que têm um foco no mundo real. A abordagem investigativa (mão na massa) encoraja os estudantes a estarem totalmente envolvidos no processo de concepção e construção. Este primeiro momento tem como objetivo principal apresentar o kit e todas essas possibilidades que ele permite ao nosso estudante e professor.
O que vem na caixa?
O Conjunto Básico do LEGO WEDO 2.0 compõe-se do Bloco SMARTHUB, 1 Motor Médio, 1 Sensor de inclinação , 1 Sensor de movimento e uma grande coleção de elementos LEGO cuidadosamente selecionados. Todos os 280 elementos são listados na visão geral do elemento fornecido para fácil reconhecimento e facilidade de gerenciamento.
Smarthub
O Smarthub age como um conector sem fios entre o seu dispositivo e as outras peças eletrônicas, usando Bluetooth. Ele recebe as sequências de programação do dispositivo e as executa.
O Smarthub possui recursos importantes:
- Duas portas para conectar sensores ou motores;
- Uma luz;
- Botão de energia.
Motor Médio
Um motor é o que faz outras coisas se moverem.
Este Motor Médio usa eletricidade para fazer um eixo girar.
O motor pode ser ligado em ambas as direções, pode ser parado e colocado em diversas velocidades e por um período de tempo específico (em segundos).
Sensor de Inclinação
Este sensor detecta alterações em seis posições diferentes:
- Inclinar para um lado;
- Inclinar para outro lado;
- Inclinar para cima;
- Inclinar para baixo;
- Sem inclinação;
- Qualquer inclinação.
Sensor de Movimento
Este sensor detecta alterações na distância a partir de um objeto dentro do seu alcance de três formas diferentes:
- Objeto se movendo perto;
- Objeto se movendo longe;
- Objeto mudando posição.
Nesta etapa o foco maior ficou com os componentes eletrônicos.
Etapa 02 : Construir o protótipo Smart
Logo após a apresentação do Kit os professores foram convidados a construir o protótipo Smart, baseado no funcionamento de um carro inteligente e compacto , ele traz como características em seu funcionamento:
- A presença do motor médio e as possibilidades de rotação por segundo no sentido horário e antihorário.
- Polias e Correias - Transmissão de movimento.
Esses conceitos foram trabalhados durante a etapa de construção . Neste momento também foram contemplados o desenvolvimento de algumas habilidades socioemocionais como trabalho em equipe , liderança, empatia , cooperação e desenvolvimento de projetos.
Etapa 03 : Apresentar o Software de Programação
Programar é uma parte importante do aprendizado no século XXI e é uma parte essencial de todos os projetos WeDo 2.0, pois a programação acrescenta “vida” aos modelos que os estudantes criaram e os instrui sobre o pensamento computacional. Baseado neste princípio apresentamos aos professores o software de programação Wedo 2.0.
Para possibilitar movimento aos modelos, arrastam e soltam os blocos na Tela de Programação, criando assim sequências de programação.
Pode ser criado várias sequências de programação na tela, mas cada uma delas precisa começar com um Bloco Iniciar.
Aqui estão alguns termos importantes que foram apresentados :
- Bloco Iniciar
Um bloco iniciar é necessário para executar uma sequência de programação. Executar significa começar uma série de ações até que elas estejam concluídas.
- Bloco de programação
Blocos de programação são utilizados para construir uma sequência de programação. Os blocos com símbolos são usados no lugar de códigos de texto.
- Sequência de programação
Uma sequência de programação é uma sequência de blocos de programação.
Etapa 04: Programando o seu primeiro Robô
Para o momento de experienciar foram feitos 3 desafios com os professores após a apresentação dos blocos de motores.
Blocos de programação apresentados:
Iniciar a programação - Este bloco é responsável por iniciar a programação e todo programa deve obrigatoriamente iniciar por ele.
Potência do Motor - Este bloco permite que a potência aplicada ao motor seja determinada . Seu intervalo será de 0 à 10.
Sentido de rotação do motor - Sentido Horário e Anti - horário
Determina o intervalo de tempo que o motor irá funcionar
Finaliza a alimentação do motor , fazendo com ele seja desligado.
Desafios propostos:
Desafio 01: Faça com que seu Smart Car se movimentar em linha reta , para frente, por 3 segundos, com potência máxima
Desafio 02: Faça com que seu Smart Car se movimente no sentido negativo da trajetória por 1 segundo, com potência 08.
Desafio 03 : Una os desafios 2 e 3 fazendo com que o projeto realize os movimentos em sequência , aguardando um segundo entre o desafio 01 e o desafio 02 . Altere os valores de potência para 7 na ida e 5 na volta.
Participação dos grupos
Este segundo treinamento para mim foi satisfatório pois senti uma empolgação maior e uma demonstração de interesse dos docentes, mas sinto que uma das maiores dificuldades é horário em que a formação é ministrada , pois os docentes estão cansados devido ao dia de atividade.
Neste treinamento todos conseguiram completar com sucesso a construção e todos os desafios de programação podendo ainda ser possível adicionar algumas estruturas extras de programação.
Por Larissa de Oliveira Figueira Canciglieri | Coordenadora Técnica e Pedagógica