Relatório Formação Corpo Docente | Março 2022 | E.E Yolando Mallozzi

E. E. Sebastião de Souza Bueno | 2021

Relato do primeiro encontro

 

O primeiro encontro ocorreu no dia 30 de Março  no período das 17H45 às 19H00 e teve como objetivo principal conhecer o corpo docente , apresentar a robótica educacional , sua importância no processo de formação dos jovens e adolescentes e a sua aplicação no processo educacional e alfabetização tecnológica. 

 

Conceitos do primeiro encontro

 

Os principais conceitos trabalhados neste encontro:

  • Importância da ferramenta tecnológica no dia - a - dia docente. 
  • O modelo de ensino utilizado pela empresa Robomind 
  • Metodologias ativas e a Educação tecnológica 

 

Etapas do primeiro encontro

 

Essa primeira formação tem um caráter de extrema importância dentro do projeto que estamos construindo com alunos e professores. É preciso que a comunidade docente se identifique com o projeto para que assim possamos criar a interdisciplinaridade entre os fundamentos apresentados em sala de aula e a abordagem prática realizada no laboratório de educação tecnológica, de tal forma que os professores vislumbrem essa mudança juntamente com o corpo discente.

 

Etapa 01 : Romper a Barreira entre a educação tradicional e a tecnologia. 

Nós temos uma geração de professores que ainda estão se adaptando ao processo tecnológico e que impõe certa resistência a implementação destes métodos no dia a dia acadêmico, logo essa formação veio com o objetivo de romper essa barreira e aproximar os professores. 

 

Etapa 02: Apresentação da Empresa Robomind e do Projeto Aprendizes Digital 

A primeira formação se iniciou com a apresentação da empresa Robomind Brasil e Robomind SP e o contexto de quem somos, onde estamos e porque fazemos o que fazemos. Dentro do projeto considero de extrema importância mostrar como os propósitos 

unidos de algumas empresas acabaram culminando no projeto Aprendizes Digital. 

 

Etapa 03: Porque a linha Lego Education como ferramenta? 

A ferramenta Lego dentro da construção do projeto é de extrema importância, isso devido ao fato do lúdico ser considerado dentro da neurociência do aprendizado um dos mais importantes instrumentos para um aprendizado perene e significativo e também devido ao fato grande número de possibilidades de construção e criação que este kit (Wedo 2.0) nos proporciona. 

 

Etapa 04 : Robótica Educacional , por que? 

Foi apresentado a importância da robótica educacional na formação de nossas crianças( processo de alfabetização tecnológica)  e como realizamos essa formação tendo como base o currículo STEAM e a cultura MAKER, aliado a metodologia dos 2 CE 's,( Contextualizar , Construir , Experienciar e Evoluir)  aplicada em nossas aulas.

 

Etapa 05: O que vem sendo desenvolvido com os alunos ?

Este projeto é denominado INVENTORS, voltado ao público de 08 á 10 anos , tem seu principal conceito anunciado: “Oportunizar ao aluno o contato com construções e programações através da Educação Tecnológica, tornando prático e significativos muitos de seus conhecimentos e vivências adquiridas. Possibilitando assim o desenvolvimento de novas habilidades.

 

Etapa 06 : Apresentar os objetivos do que será trabalhado durante todo o ano de 2022 com os docentes. 

  • Despertar a curiosidade tecnológica da equipe.
  • Fazer com os professores entendam as estruturas lógicas de programação e que possam aplicá-las a qualquer linguagem que se proponham a aprender
  • Que compreendam os conceitos de automação, inteligência artificial, conceitos mecânicos, físicos e matemáticos.
  • Conheçam o kit Wedo 2.0  da linha Lego Education, seus componentes e seu funcionamento.
  • A construção da lógica de programação através da construção de algoritmos e da manipulação da ferramenta WEDO 2.0 (Software da lego utilizado nas atividades com os alunos).

 

Participação dos grupos

 

Essa atividade é de extrema importância para que os professores se abram a essa nova oportunidade e enxerguem o universo de possibilidades que podem ser construídas dentro de sua rotina na sala de aula utilizando as metodologias ativas e a educação tecnológica. 

Senti que o corpo docente está resistente à realização das atividades e que os próximos treinamentos terão que ter um caráter de maior impacto na formação desses professores. 

                        

Para oportunizar um crescimento ainda mais significativo a estes professores foi criada uma sala de aula virtual (Google Classroom), para que eles tenham um espaço de contato direto comigo para dúvidas e para que materiais complementares possam ser disponibilizados.

 

Por Larissa de Oliveira Figueira Canciglieri | Coordenadora Técnica e Pedagógica