Relato do terceiro encontro | E.E Yolando Mallozzi
O terceiro encontro ocorreu no dia 25 de maio no período das 17h45 às 19h e teve como objetivo principal fortalecer os conceitos sobre as estruturas mecânicas e eletrônicas presentes no material, e reforçar os conceitos lógicos, utilizando os blocos de ação e os blocos vermelhos.
Conceitos do terceiro encontro
- Intensificar os conceitos sobre o motor médio e seu funcionamento
- Smart Hub, conectividade Bluetooth e portas de entrada/saída
- Engrenagens e associação de engrenagens
- Construção do pensamento lógico-computacional
Etapas do terceiro encontro
Etapa 01: Apresentar o conceito de engrenagem
Etapa 02: Associação de Engrenagens – Definição de Engrenagem Motora e Consumidora
Etapa 03: Apresentar o personagem principal do livro do aluno: Sherlock Duck e Construir o protótipo
Etapa 04: Programando – Utilizando Blocos de Ação
Etapa 05: Programando o seu Robô
Etapa 06: Adicionando Blocos Especiais de programação
Nossa aula é estruturada em três momentos: Revisão, Contextualização e Síntese. Dessa forma, apresento as estruturas relacionadas às etapas mencionadas acima.
Revisão
Foram revistos conceitos importantes apresentados na aula anterior, como:
Smart Hub
O Smart Hub age como um conector sem fios entre o seu dispositivo e as outras peças eletrônicas, usando Bluetooth. Ele recebe as sequências de programação do dispositivo e as executa.
O Smart Hub possui recursos importantes:
- Duas portas para conectar sensores ou motores
- Uma luz
- Botão de energia
Motor Médio
Um motor é o que faz outras coisas se moverem.
Este Motor Médio usa eletricidade para fazer um eixo girar.
O motor pode ser ligado em ambas as direções, pode ser parado e colocado em diversas velocidades e por um período de tempo específico (em segundos).
Nesta etapa o foco maior ficou com os componentes eletrônicos.
Contextualização
Etapa 01: Apresentar os conceitos de funcionamento de engrenagens.
Foram apresentadas todas as engrenagens presentes no kit, suas diferenças e utilidades.
As engrenagens são elementos que possuem dentes em todo o seu perímetro e quando acoplados uns aos outros esses dentes se intercalam fazendo com que um empurre o outro, ou seja, transmitindo movimento.
Dependendo do perímetro dessas engrenagens que compõem o sistema, teremos um movimento de maior ou menor força, maior ou menor velocidade.
De modo geral, as engrenagens podem ser:
- Cilíndricas
- Cônicas
- Rosca sem fim
- Cremalheira
Abaixo estão as ilustrações de engrenagens que podemos encontrar no kit wedo 2.0:
Etapa 02: Associação de Engrenagens – Definição de Engrenagem Motora e Consumidora
O movimento entre as engrenagens sempre é transmitido de uma unidade motora (onde a força é aplicada – ligada ao motor) para uma unidade consumidora (onde a força é recebida – associada à motora).
Etapa 03: Apresentar e construir o protótipo Sherlock Duck
Logo após a apresentação dos conceitos os professores foram convidados a construir o protótipo Sherlock Duck. Inspirado no personagem da literatura britânica, Sherlock Holmes, foi criado o robô Sherlock Duck, um robô apaixonado por desafios, pesquisas, ciência e tecnologia.
Possui como diferenciais:
- Um motor conectado a eixos
- Vários conjuntos de engrenagens que possibilitam que ele se movimente para frente e realize pequenas curvas
- A presença do motor médio e as possibilidades de rotação por segundo nos sentidos horário e anti-horário
- Transmissão de movimento
Esses conceitos foram trabalhados durante a etapa de construção. Neste momento, também foram contemplados o desenvolvimento de algumas habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, liderança, empatia, cooperação e desenvolvimento de projetos.
Etapa 04: Programando – Utilizando Blocos de Ação
Aqui estão alguns termos importantes que foram relembrados:
- Bloco Iniciar
Um bloco iniciar é necessário para executar uma sequência de programação. Executar significa começar uma série de ações até que elas estejam concluídas.
- Bloco de programação
Blocos de programação são utilizados para construir uma sequência de programação. Os blocos com símbolos são usados no lugar de códigos de texto.
- Sequência de programação
Uma sequência de programação é uma sequência de blocos de programação.
Blocos de programação apresentados:
Iniciar a programação - Este bloco é responsável por iniciar a programação e todo programa deve obrigatoriamente iniciar por ele.
Potência do Motor - Este bloco permite que a potência aplicada ao motor seja determinada. Seu intervalo será de 0 a 10.
Sentido de rotação do motor - Sentidos horário e anti-horário.
Determina o intervalo de tempo que o motor irá funcionar.
Finaliza a alimentação do motor, fazendo com ele seja desligado.
Etapa 05: Programando o seu Robô
Para o momento de experienciar foram feitos 4 desafios com os professores após a revisão dos conceitos apresentados anteriormente.
Desafios propostos:
Desafio 01: Faça com que seu Sherlock Duck se movimente em linha reta, para frente, por 3 segundos, com potência máxima.
Desafio 02: Faça com que seu Sherlock Duck realize o movimento curvo durante 2 segundos.
Desafio 03: Faça com que o robô Sherlock Duck seja capaz de realizar uma curva de 90º.
Desafio 04: Una os desafios 2 e 3 fazendo assim com que o Sherlock Duck vá para frente por 3 segundos na potência máxima, realize uma curva de 90º e continue o movimento retilíneo por 5 segundos na potência 4.
Síntese
Etapa 06: Adicionando Blocos Especiais de programação
Foi apresentado aos grupo o bloco:
Esta estrutura permite que o programador insira um dos 28 sons disponíveis na biblioteca ou que grave o seu próprio som e o reproduza. Lembrando que, como o Smart Hub não possui caixas de som que permitam a saída dos sons, todos eles são reproduzidos nos tablets.
Dessa forma, foi proposto um quinto desafio para que os professores emitissem um som de alerta ao realizar a curva de 90º.
Participação dos grupos
Este terceiro treinamento, para mim, foi satisfatório, pois todas as equipes interagiram, construíram e programaram os seus projetos. Mas ainda sinto que uma das maiores dificuldades é o horário em que a formação é ministrada, pois os docentes estão cansados devido ao dia de atividade. Alguns grupos apresentaram certa dificuldade na associação de engrenagens e na visualização do conceito de transmissão de movimento. Os conceitos iniciais de programação foram absorvidos de maneira geral e serão evoluídos no próximo treinamento. Alguns grupos estão evoluindo de maneira satisfatória em um curto período de treinamento.
Por Larissa de Oliveira Figueira Canciglieri | Coordenadora Técnica e Pedagógica