Relatório Formação Corpo Docente | Maio 2022

E. E. Sebastião de Souza Bueno | 2021

Relato do terceiro encontro | E.E Dr Miguel Vieira Ferreira

 

O terceiro encontro ocorreu no dia 16 de Maio no período das 14:30h às 16:00h e teve como objetivo principal fortalecer os conceitos sobre as estruturas mecânicas e eletrônicas presentes no material, reforçar os conceitos lógicos, utilizando os blocos de ação e os blocos vermelhos. 

 

Conceitos do terceiro encontro

  • Intensificar os conceitos sobre o motor médio e seu funcionamento 
  • Smart Hub , conectividade Bluetooth e portas de entrada/saída 
  • Engrenagens e associação de engrenagens 
  • Construção do pensamento lógico/ computacional 

 

Etapas do terceiro encontro

 

Etapa 01: Apresentar o conceito de engrenagem  

Etapa 02: Associação de Engrenagens – Definição de Engrenagem Motora e Consumidora 

Etapa 03: Apresentar o personagem principal do livro do aluno: Sherlock Duck e Construir  o protótipo 

Etapa 04: Programando – Utilizando Blocos de Ação  

Etapa 05: Adicionando Blocos Especiais de programação 

 

Nossa aula é estruturada em três momentos: Revisão, Contextualização e Síntese.  Dessa forma apresento as estruturas relacionadas às etapas mencionadas acima. 

 

Revisão 

Foram revistos conceitos importantes apresentados na aula anterior, como: 

 

Smarthub 

O Smart Hub age como um conector sem fios entre o seu dispositivo e as outras peças eletrônicas, usando Bluetooth. Ele recebe as 

sequências de programação do dispositivo e as executa. 

 

 

O Smart Hub possui recursos importantes:

  • Duas portas para conectar sensores ou motores;
  • Uma luz;
  • Botão de energia.

 

 

 

Motor Médio

Um motor é o que faz outras coisas se moverem. 

 

Este Motor Médio usa eletricidade para fazer um eixo girar. 

O motor pode ser ligado em ambas as direções, pode ser parado e colocado em diversas velocidades e por um período de tempo específico (em segundos).

Nesta etapa o foco maior ficou com os componentes eletrônicos.

 

 

Contextualização 

 

Etapa 01: Apresentar os conceitos de funcionamento de engrenagens.

Foram apresentadas todas as engrenagens presentes no kit, suas diferenças e utilidades. 

As engrenagens são elementos que possuem dentes em todo o seu perímetro e quando acoplados uns aos outros esses dentes se intercalam fazendo com que um empurre o outro ou seja transmitindo movimento. 

Dependendo do perímetro dessas engrenagens que compõem o sistema teremos um movimento de maior ou menor força, maior ou menor velocidade. 

De modo geral, as engrenagens podem ser:

 

  • Cilíndricas 
  • Cônicas 
  • Rosca sem fim 
  • Cremalheira 

 

Abaixo estão as ilustrações de engrenagens que podemos encontrar no kit wedo 2.0:

 

 

Etapa 02: Associação de Engrenagens – Definição de Engrenagem Motora e Consumidora 

 

O movimento entre as engrenagens sempre é transmitido de uma unidade motora (onde a força é aplicada – ligada ao motor) para uma unidade consumidora (onde a força é recebida – associada à motora).

 

 

Etapa 03: Apresentar e construir  o protótipo Sherlock Duck 

Logo após a apresentação dos conceitos os professores foram convidados a construir o protótipo Sherlock Duck. Inspirado no personagem da literatura britânica, Sherlock Holmes, foi criado o robô Sherlock Duck, um robô apaixonado por desafios, pesquisas, ciência e tecnologia.

 

Possui como diferencial:

  • Um motor conectado a eixos
  • Vários conjuntos de engrenagens que possibilita que ele se movimente para frente e realize pequenas curvas. 
  • A presença do motor médio e as possibilidades de rotação por segundo no sentido horário e antihorário. 
  • Transmissão de movimento. 

 

 

Esses conceitos foram trabalhados durante a etapa de construção . Neste momento também foram contemplados o desenvolvimento de algumas habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, liderança, empatia, cooperação e desenvolvimento de projetos. 

 

 

Etapa 03 : Programando – Utilizando Blocos de Ação  

Aqui estão alguns termos importantes que foram relembrados:

  1. Bloco Iniciar

Um bloco iniciar é necessário para executar uma sequência de programação. Executar significa começar uma série de ações até que elas estejam concluídas. 

  1. Bloco de programação

Blocos de programação são utilizados para construir uma sequência de programação. Os blocos com símbolos são usados no lugar de códigos de texto. 

  1. Sequência de programação 

Uma sequência de programação é uma sequência de blocos de programação.

 

Blocos de programação apresentados: 

 

Iniciar a programação - Este bloco é responsável por iniciar a programação e todo programa deve obrigatoriamente iniciar por ele.  

 

 

Potência do Motor - Este bloco permite que a potência aplicada ao motor seja determinada . Seu intervalo será de 0 à 10. 

 

       

 

Sentido de rotação do motor - Sentido Horário e Anti - horário 

 

 

 

Determina o intervalo de tempo que o motor irá funcionar 

 

 

 

Finaliza a alimentação do motor, fazendo com ele seja desligado. 

 

 

 

Etapa 04: Programando o seu Robô 

Para o momento de experienciar foram feitos 4 desafios com os professores após a revisão dos conceitos apresentados anteriormente. 

 

Desafios propostos: 

Desafio 01: Faça com que seu Sherlock Duck se movimentar em linha reta , para frente, por 3 segundos, com potência máxima.

Desafio 02:  Faça com que seu Sherlock Duck  realize o movimento curvo  durante 2 segundos Desafio 03 : Faça com que o robô Sherlock Duck seja capaz de realizar uma curva de 90º.

Desafio 03: Una os desafios 2 e 3 fazendo assim com que o Sherlock Duck vá para frente por 3 segundos na potência máxima , realize uma curva de 90º e continue o movimento retilíneo por 5 segundos na potência 4. 

 

Síntese 

Etapa 05: Adicionando Blocos Especiais de programação 

Foi apresentado aos grupo o bloco:

 

 

Esta estrutura permite que o programador insira um dos 28 sons disponíveis na biblioteca ou que grave o seu próprio som e o reproduza. Lembrando que, como o smart hub não possui caixas de som que permitem a saída dos sons, todos os sons são reproduzidos nos tablets. 

Dessa forma foi proposto um quinto desafio para que os professores emitirem um som de alerta ao realizar a curva de 90º.

 

Desafio 04: Faça com que o Sherlock Duck vá para frente por 3 segundos na potência máxima, emita um som de alerta ao realizar uma curva de 90º e continue o movimento retilíneo por 5 segundos na potência 4. 

 

Participação dos grupos

Este terceiro treinamento para mim foi satisfatório, pois todas as equipes interagiram, construíram e programaram os seus projetos.  Alguns grupos apresentaram certa dificuldade na associação de engrenagens e para visualizarem o conceito de transmissão de movimento.  Os conceitos iniciais de programação foram absorvidos de maneira geral e serão evoluídos no próximo treinamento. 

 

Por Larissa de Oliveira Figueira Canciglieri | Coordenadora Técnica e Pedagógica