Relatório Formação Docente | Junho 2023

Projeto Aprendizes Digital

Relatório Pedagógico | Formação Corpo Docente

E.E. Sebastião de Souza Bueno

 

O quarto encontro aconteceu no dia 19 de junho, segunda-feira, e teve como principal objetivo mapear os pontos de maior dificuldade dos participantes. Foram relembrados os conceitos principais da programação, o funcionamento do software EV3 Classroom - onde as programações são feitas -, e as funções de cada bloco do sistema, divididos em:

 

  • Motores
  • Movimento
  • Som
  • Eventos
  • Controle
  • Sensores
  • Operadores
  • Variáveis
  • Meus Blocos

 

Além disso, foi aprofundado o conceito de algoritmo e como eles são utilizados para resolver um problema ou executar uma tarefa, bem como alguns usos dos algoritmos na ciência da computação, como na criação de softwares e aplicativos.

 

Após a contextualização teórica e montagem dos robôs, os grupos foram levados ao Tapete de Missões, no qual o robô teve que executar um circuito e 3 desafios:

 

No primeiro desafio, o robô partia da base, seguindo até o ponto 1. O segundo desafio pedia que o robô saísse da base, realizasse uma curva ao chegar no ponto 1 e se direcionasse ao ponto 2. O terceiro desafio pedia que, ao chegar ao ponto 2, o robô avançasse ao ponto 3 e concluísse as missões.

 

Este tipo de missão demanda que os participantes relembrem as funcionalidades dos blocos e descubram como combiná-los para produzir os movimentos necessários para cumprir os desafios propostos.

 

Principais objetivos da aula:

- Relembrar o conceito de programação e os blocos presentes no software de programação;

- Montagem dos robôs;

- Realização de um circuito de desafios no Tapete de Missões.

 

Breve relato de participação da turma:

 

“O Tapete de Missões trouxe um estímulo importante para os professores, que participaram ativamente da aula e dos desafios. Relembrar o que é o pensamento computacional e a lógica por trás da programação foi importante para que eles conseguissem programar os robôs para que cumprissem o circuito proposto.” - Dayane Rosse, Professora da Robomind.