Relatório Formação Docente | Maio 2023

Projeto Aprendizes Digital

Relatório Pedagógico | Formação Corpo Docente

Instituto Energia do Saber

 

O terceiro encontro aconteceu no dia 06 de maio de 2023 e serviu para aprofundar o conhecimento dos docentes a respeito dos sensores e suas utilizações. Eles foram apresentados a dois sensores contidos no Kit LEGO Wedo 2.0: o sensor de presença e o sensor de inclinação.

 

O sensor de presença foi o mais trabalhado nesta aula. Ele possui uma lente infravermelha e um receptor, que trabalham juntos para detectar alterações no ambiente. Quando algo se movimenta dentro do alcance do sensor, a luz infravermelha é refletida no objeto e retorna ao receptor. Com base nas alterações na intensidade do sinal recebido, o sensor é capaz de determinar se há presença ou movimento.

 

Além disso, foi realizada uma roda de conversa ao final da aula para entender o que os docentes entendem por tecnologia e como visualizam a mesma como ferramenta para auxílio em suas aulas regulares.

 

O robô construído foi o Carro Autônomo. Este robô é inspirado em carros modernos que não necessitam de um condutor para locomoção. O Carro Autônomo faz curvas por meio da transmissão de força realizada pelas engrenagens. Com o sensor de movimento, o robô é capaz de desviar dos obstáculos presentes em uma pista montada para experimentação. 

 

Principais objetivos da aula: 

- Apresentar os docentes a alguns sensores presentes no Kit LEGO, com ênfase no sensor de movimento;

- Montagem e programação do robô Carro Autônomo;

- Conversa sobre possibilidades da utilização da tecnologia como ferramenta de ensino.

 

Breve relato de participação da turma:

“A aula aconteceu tranquilamente, com a participação ativa de todas as participantes. Houve uma pequena dificuldade na hora de programar e entender o funcionamento do dispositivo de curva, que foi sanada e possibilitou que todos os grupos concluíssem a montagem e programação. É visível o interesse do corpo docente em pensar as possibilidades de inserção da tecnologia em suas aulas regulares.” - Dayane Rosse, Professora da Robomind.