Relatório Formação Docente | Novembro 2023

Projeto Aprendizes Digital

Relatório Pedagógico | Formação Corpo Docente

EMEF Santa Rita de Cássia

 

O quarto encontro aconteceu em novembro e teve como objetivo principal fortalecer os conceitos  trabalhados ao longo do ano, além de apresentar o último conceito/item presente no material, o sensor de inclinação/giroscópico.

 

A etapa de revisão dos conceitos, peças e conteúdos apresentados serve para aprofundar o conhecimento dos participantes acerca deles, para que consigam, cada vez mais, compreender as inúmeras possibilidades de montagem, construção, criação e programação, bem como prepará-los para a inserção de novos conceitos, como o sensor giroscópico.   

 

Neste encontro os participantes construíram um Braço Robótico, que utilizou o sensor giroscópico para controlar os movimentos do braço (cima, baixo, laterais, agarrar e soltar). 

 

Principais objetivos da aula:

 

- Revisar os conceitos dos encontros 1, 2 e 3;

- Apresentar o sensor de giroscópio e sua aplicações; 

- Aprofundar nos conceitos sobre Smart Hub, motor e tipos de movimento;

- Construção do pensamento lógico/computacional. 

 

Breve relato de participação da turma:

 

“Neste encontro, os professores concluíram a exploração pelos componentes tecnológicos do Kit Wedo 2.0. Na parte da programação, aprenderam como funcionam todos os blocos de programação e algumas de suas possibilidades de uso. Puderam experimentar e testar em robôs criados por eles com apoio do material didático disponível em cada atividade proposta. É possível visualizar uma grande evolução ao longo deste ano de trabalho, com este grupo que sempre demonstrou interesse em aprender sobre o assunto e aplicar esta tecnologia em suas aulas regulares, obtendo um rendimento maior a cada treinamento. Vemos neles, também, o interesse em continuar estudando e praticando para que ao longo do tempo possam oferecer aos seus alunos aulas cada vez melhores, mais criativas e divertidas utilizando a tecnologia como ferramenta de ensino e aprendizagem.” - Fabiano Freitas, Professor da Robomind.