Relatório Formação Docente | Novembro 2023

Projeto Aprendizes Digital

Relatório Pedagógico | Formação Corpo Docente

EMEF Santa Rita de Cássia

 

O quinto e último encontro aconteceu em novembro e teve como objetivo principal fortalecer e experienciar todos os conceitos aprendidos ao longo do ano. Para este encerramento, foi realizada uma atividade que englobou tudo o que foi trabalhado pelos participantes, em formato de competição de desafios. 

 

Utilizando o tapete de missões, cada grupo foi convidado a completar três desafios. Para tal, precisaram desenvolver três programações diferentes para o seu protótipo resolver as missões, a saber:

 

  • Resgatar pessoas em uma zona de risco posicionada em determinado local do tapete;
  • Levar estas pessoas para uma zona segura e oferecer tratamento médico a elas;
  • Resgatar um cão ferido de uma área perigosa, na qual humanos não conseguem chegar. 

 

Para dificultar ainda mais os desafios, foram colocados obstáculos nos trajetos dos robôs. 

 

A ideia do tapete de missões e dos desafios propostos não é uma competição entre grupos, mas sim dos participantes em relação aos protótipos e às programações: o intuito é que eles se desafiem a encontrar as melhores soluções para os problemas apresentados, de maneira lúdica, divertida e coletiva. 

 

Principais objetivos da aula:

 

- Revisar e colocar em prática  os conceitos dos encontros anteriores;

- Construção de um protótipo que precisará cumprir diferentes desafios;

- Análise dos desafios propostos e testes de programação com objetivo de completar todos os desafios;

- Conversa final sobre o projeto Aprendizes - Digital, os aprendizados adquiridos ao longo do ano e as possibilidades de aplicação dos aprendizados assimilados dentro das aulas regulares. 

 

Breve relato de participação da turma:

 

“Neste encontro de fechamento os professores tiveram a oportunidade de colocar em prática todos os conceitos e orientações que receberam durante as formações anteriores. Foi gratificante poder ver nos olhos deles a satisfação de estar ali, de conseguir realizar as atividades propostas e de compreenderem que são capazes de trabalhar com robótica e tecnologia em suas profissões, independente de quais matérias ministram.” - Fabiano Freitas, Professor da Robomind.