Sobre o APRENDIZES - DIGITAL

O Aprendizes – Digital acredita na tecnologia como um caminho para expandir a criatividade e impactar realidades. Por meio das conexões entre robótica, programação, cultura digital e artes visuais, o projeto inspira jovens e educadores a explorar novas possibilidades no campo social, educacional e profissional.
Desde sua criação, o Aprendizes – Digital já realizou cinco edições, viabilizadas por programas de incentivo cultural, como o Pro-Mac, o ProAC e a Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com impacto direto a mais de 900 aprendizes e 100 educadores, o projeto passou por 13 instituições públicas em São Paulo, no Rio Grande do Sul, no Paraná e em Minas Gerais, oferecendo experiências únicas de aprendizado e transformação.
Agora, em sua quinta edição, o projeto continua ampliando horizontes, promovendo educação digital e criatividade para mais jovens e comunidades.
Nesta etapa, a coordenação pedagógica é de responsabilidade de Débora Garofalo, referência nacional em educação e inovação. Professora da rede pública de ensino em São Paulo, é reconhecida por sua metodologia de robótica com sucata, que transforma resíduos descartados em ferramentas de aprendizado criativo.
Sua abordagem impactou milhares de estudantes e educadores, destacando-se pelo uso da tecnologia como instrumento de transformação social.

Aprendizes - Digital
Os encontros de robótica do Aprendizes – Digital unem criatividade, aprendizado e muita mão na massa. Tudo começa com uma introdução feita que apresenta conceitos fundamentais de robótica e programação, conectando esses temas a elementos das artes visuais, como obras e movimentos artísticos.
Em seguida, os aprendizes, organizados em grupos, exploram as apostilas do projeto, que trazem um passo a passo detalhado para a montagem e programação do robô. Utilizando kits de montagem e componentes tecnológicos como sensores e motores, os aprendizes aprendem na prática como transformar ideias em projetos funcionais.
Após finalizarem a construção, eles passam para uma etapa de programação, onde personalizam os movimentos e ações de seus projetos de robótica. A experiência envolve a metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), combinando atividades “mão na massa” com a cultura maker, programação plugada e desplugada, robótica com sucata e arte digital.

Metodologia
A metodologia do projeto é baseada no STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), com ênfase em atividades “mão na massa”. O trabalho em equipe é fundamental, permitindo que os aprendizes desenvolvam diferentes habilidades e competências ao longo do processo.
Os encontros são planejados para estimular:
• Pensamento computacional;
• Resolução colaborativa de problemas;
• Criatividade e senso estético;
• Consciência ambiental e sustentabilidade;
• Pensamento crítico e científico.
A avaliação é formativa e contínua, baseada na produção de atividades práticas e no desenvolvimento de projetos finais colaborativos que impactam a comunidade local.

Como são as atividades culturais
Além das oficinas de robótica, o projeto Aprendizes – Digital conta com atividades híbridas, que visam promover o desenvolvimento do pensamento criativo dos aprendizes, bem como apresentá-los a obras, movimentos e gêneros das artes. Os encontros buscam correlacionar os assuntos das oficinas de robótica a práticas culturais diversas, como pintura, dança, arquitetura e cultura digital. Com isso, os aprendizes convivem com conceitos e conteúdos do universo da arte, que passam a ser parte de seus repertórios culturais.