Relato do quinto encontro | E.E Dr Yolando Mallozzi
O quinto encontro ocorreu no dia 31 de agosto, das 17h45 às 19h, e teve como objetivo principal rever os conceitos apresentados no primeiro semestre (estruturas mecânicas e eletrônicas presentes no material), aprofundar os conceitos sobre o sensor de movimento, retomar os conceitos de blocos de ação, blocos vermelhos e aprofundar os blocos amarelos e sensores.
Conceitos do quinto encontro
- Rever os conceitos de estruturas inteligentes, automação e a lógica de programação apresentada nos encontros anteriores;
- Intensificar os conceitos sobre sensor de movimento e suas possibilidades de programação;
- Construção do pensamento lógico/computacional utilizando o software WeDo 2.0.
Etapas do quinto encontro
Etapa 01: Rever os conceitos de estruturas inteligentes, automação e lógica de programação apresentados nos encontros anteriores;
Etapa 02: Construção do projeto Carro de Corrida e sua contextualização utilizando como base o carro Gen 3 (carro de corrida elétrico);
Etapa 03: Análise do Projeto e seu funcionamento;
Etapa 04: Programando – Desafios utilizando o sensor de movimento.
Revisão
Etapa 01: Rever os conceitos abordados no primeiro semestre em nossos treinamentos
Foram revistos conceitos importantes, como:
O WeDo 2.0 foi projetado para fornecer oportunidades aos estudantes de esboçar, construir e testar protótipos e representações de objetos, animais e veículos. A abordagem investigativa (mão na massa) encoraja os estudantes a estarem totalmente envolvidos no processo de concepção e construção. Este primeiro momento tem como objetivo principal apresentar o kit e todas essas possibilidades que ele permite ao nosso estudante e professor.
O que vem na caixa?
O Conjunto Básico do LEGO WEDO 2.0 compõe-se do Bloco SMARTHUB, 1 Motor Médio, 1 Sensor de inclinação, 1 Sensor de movimento e uma grande coleção de elementos LEGO cuidadosamente selecionados. Todos os 280 elementos são listados na visão geral do elemento fornecido para fácil reconhecimento e facilidade de gerenciamento.
Smarthub

O Smarthub age como um conector sem fios entre o seu dispositivo e as outras peças eletrônicas, usando Bluetooth. Ele recebe as sequências de programação do dispositivo e as executa.
O Smarthub possui recursos importantes:
- Duas portas para conectar sensores ou motores;
- Uma luz;
- Botão de energia.

Motor Médio
Um motor é o que faz outras coisas se moverem.
Este Motor Médio usa eletricidade para fazer um eixo girar.
O motor pode ser ligado em ambas as direções; pode ser parado e colocado em diversas velocidades e por um período de tempo específico (em segundos).
Sensor de Inclinação
Este sensor detecta alterações em seis posições diferentes:

- Inclinar para um lado;
- Inclinar para outro lado;
- Inclinar para cima;
- Inclinar para baixo;
- Sem inclinação;
- Qualquer inclinação.
Sensor de Movimento

Este sensor detecta alterações na distância a partir de um objeto dentro do seu alcance de três formas diferentes:
- Objeto se movendo perto;
- Objeto se movendo longe;
- Objeto mudando posição.
Nesta etapa, o foco maior ficou com o funcionamento do sensor de movimento e suas possibilidades.

Contextualização
Etapa 02: Construir o protótipo Carro de Corrida
Logo após a revisão dos conceitos, os professores foram convidados a construir o protótipo Carro de Corrida.

Para a contextualização sobre o carro de corrida foi trazido como discussão o carro de teste Gen3, que promete romper barreiras dentro do automobilismo tanto em termos de tecnologia quanto sustentabilidade.
Diferenciais:
- Velocidade: Uma potência combinada de 600kW (motor de eixo traseiro de 350kW, motor dianteiro padrão de 250kW) será capaz de gerar velocidades superiores a 200 mph (321 km/h).
- Eficiência: Mais de 40% da energia será produzida por frenagem regenerativa, um aumento significativo em relação aos 25% alcançados pelos carros Gen2. As baterias também serão recicladas no final de sua vida útil.
- Peso: Os carros Gen3 são 60 kg mais leves que seus predecessores, em grande parte devido à eliminação dos freios traseiros e ao tamanho menor da bateria. Os monolugares também serão menores para melhor se adequarem às corridas de rua.
- Materiais renováveis: baterias recicláveis, fibra de carbono reciclada de carros Gen2, borracha natural e fibras recicladas em pneus novos serão incluídas na Gen3 como parte do objetivo da Fórmula E de ser neutra em carbono e por sua tração sustentável.
Etapa 03: Análise do projeto
Este projeto possui como diferencial:
- Uma polia conectada ao motor para que possa transmitir o movimento a uma segunda polia ligada à primeira por uma correia, fazendo assim com que o nosso carro se movimente.
- São trabalhados conceitos de alteração de construção para aumento e diminuição da velocidade por meio da mudança da ligação da correia a uma meia bucha, fazendo assim com que o período de rotação se altere e a velocidade também.
- Nesta etapa, os professores foram induzidos a localizar o sensor de movimento no projeto construído, e assim foram revisadas as suas características e possíveis utilidades no funcionamento do projeto. Lembrando que ele se conecta ao Smart Hub e pode detectar objetos dentro de um alcance de 15 cm. Nenhuma configuração é necessária, basta conectar o sensor de movimento e ele será identificado automaticamente pelo software WeDo 2.0 utilizado na programação.
Neste momento também foram contemplados o desenvolvimento de algumas habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, liderança, empatia, cooperação e desenvolvimento de projetos.
Etapa 04 : Programando – Desafios utilizando o sensor de movimento
Aqui estão alguns termos importantes que foram relembrados:
- Bloco Iniciar
Um bloco iniciar é necessário para executar uma sequência de programação. Executar significa começar uma série de ações até que elas estejam concluídas.
- Bloco de programação
Blocos de programação são utilizados para construir uma sequência de programação. Os blocos com símbolos são usados no lugar de códigos de texto.
- Sequência de programação
Uma sequência de programação é uma sequência de blocos de programação.
Foram aprofundados os conceitos sobre o funcionamento de um sensor de movimento/presença/ultrassônico, e como programá-lo utilizando bloco.

As quatro possibilidades existentes foram discutidas, mas apenas as opções de programação foram utilizadas em nossos desafios

O bloco esperar por foi utilizado juntamente aos blocos anteriores, para que os docentes absorvam a ideia de que ele pode ser utilizado tanto para aguardar um intervalo de tempo quanto para aguardar até que uma atividade se inicie ou se encerre.
A partir disso, foram propostos 5 desafios aos professores:
Desafio 01: Faça com que o seu Race Car saia do ponto inicial e se locomova até o ponto em que deve estacionar.

Desafio 02: Utilize o sensor para que o Race Car encerre o movimento ao identificar um obstáculo.

Desafio 03: Utilize o sensor para que o Race Car inicie o movimento quando algo se afastar dele (simule uma largada).

Desafio 04: Utilize o sensor para que o Race Car inicie o movimento quando algo se afastar (simule uma largada) e também o utilize para encerrar o movimento quando se aproximar de um obstáculo.

Síntese
Analisando a associação de polias e correias
Desafio 05: Dada a programação abaixo, faça com que a velocidade do carro de corrida seja reduzida sem que a programação seja alterada.

Os professores precisam entender o conceito de que será necessária uma alteração estrutural entre as polias e a meia bucha para que possa ser alterado o processo de transmissão de movimento.
Participação dos grupos
O quinto treinamento foi satisfatório, pois todas as equipes interagiram, construíram e programaram os seus projetos. Os grupos estão evoluindo significativamente em termos de construção, visualização do projeto 3D, identificação das estruturas e do projeto como um todo. Sinto que consegui ultrapassar uma barreira com os professores com relação ao foco e interesse em aprender sobre o assunto e aplicar essa tecnologia em suas aulas, obtendo um rendimento maior a cada treinamento. Os participantes estão evoluindo em termos da programação, mas ainda apresentam certa dificuldade em encontrar a melhor organização de passos para a construção do algoritmo.
