Projeto Aprendizes Digital
Relatório Pedagógico | Formação Corpo Docente
EMEF Santa Rita de Cássia
O quinto e último encontro aconteceu em novembro e teve como objetivo principal fortalecer e experienciar todos os conceitos aprendidos ao longo do ano. Para este encerramento, foi realizada uma atividade que englobou tudo o que foi trabalhado pelos participantes, em formato de competição de desafios.
Utilizando o tapete de missões, cada grupo foi convidado a completar três desafios. Para tal, precisaram desenvolver três programações diferentes para o seu protótipo resolver as missões, a saber:
- Resgatar pessoas em uma zona de risco posicionada em determinado local do tapete;
- Levar estas pessoas para uma zona segura e oferecer tratamento médico a elas;
- Resgatar um cão ferido de uma área perigosa, na qual humanos não conseguem chegar.
Para dificultar ainda mais os desafios, foram colocados obstáculos nos trajetos dos robôs.
A ideia do tapete de missões e dos desafios propostos não é uma competição entre grupos, mas sim dos participantes em relação aos protótipos e às programações: o intuito é que eles se desafiem a encontrar as melhores soluções para os problemas apresentados, de maneira lúdica, divertida e coletiva.
Principais objetivos da aula:
- Revisar e colocar em prática os conceitos dos encontros anteriores;
- Construção de um protótipo que precisará cumprir diferentes desafios;
- Análise dos desafios propostos e testes de programação com objetivo de completar todos os desafios;
- Conversa final sobre o projeto Aprendizes - Digital, os aprendizados adquiridos ao longo do ano e as possibilidades de aplicação dos aprendizados assimilados dentro das aulas regulares.
Breve relato de participação da turma:
“Neste encontro de fechamento os professores tiveram a oportunidade de colocar em prática todos os conceitos e orientações que receberam durante as formações anteriores. Foi gratificante poder ver nos olhos deles a satisfação de estar ali, de conseguir realizar as atividades propostas e de compreenderem que são capazes de trabalhar com robótica e tecnologia em suas profissões, independente de quais matérias ministram.” - Fabiano Freitas, Professor da Robomind.