5ª Edição

Sobre

Viabilizada pela Lei Rouanet, a 5ª edição do Aprendizes – Digital será realizada em quatro cidades de três estados brasileiros durante o segundo semestre letivo de 2025. Serão atendidas mais de 400 pessoas, entre crianças e adolescentes de até 15 anos e educadores. O projeto inclui oficinas presenciais para 15 turmas de aprendizes, totalizando 24 horas de aulas por turma, além de uma oficina de formação para educadores por local de realização.

Instituições

R. Vera Cruz, 103 – Santo Afonso, Novo Hamburgo – RS

Tem como missão contribuir, por meio de uma pedagogia democrática e cidadã, com o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e suas famílias, incentivando-as a construírem projetos de vida. Desenvolve atividades culturais, esportivas,…

R. Machado de Assis, 776 – Ideal, Novo Hamburgo – RS

Investe na qualificação profissional de jovens entre 14 a 24 anos incompletos que apresentam dificuldades de inserção no mercado por idade, defasagem escolar, fragilidade familiar ou falta de qualificação

Joaquim Pedro Soares, 540 – Centro, Novo Hamburgo – RS

Realiza pesquisas sociais e investe na qualificação e capacitação de ONGs, atendendo crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade para transformar realidades

R. Dona Eliza, 130 – Vila Dona Eliza, Passo Fundo – RS

Instituição de assistência social, filantrópica e sem fins lucrativos que realiza ações pela melhoria da qualidade de vida de pessoas em vulnerabilidade social, em especial crianças e adolescentes

R. Orestes Medeiros Pulim, 94 – Bairro Aeroporto, Londrina – PR

Entidade sem fins lucrativos que oferece educação profissional de qualidade e formação cidadã para jovens e adolescentes

R. Ana de Oliveira, 110 – Centro, Patos de Minas – MG

Escola estadual de Minas Gerais

Galeria

Lorem Ipsum dolor sit

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Débora Garofalo

Débora Garofalo é professora, pesquisadora e referência em inovação educacional no Brasil. Com mais de 19 anos de experiência na rede pública de ensino, idealizou e implementou o projeto Robótica com Sucata, que se tornou política pública no país.

É mestre em Linguística Aplicada (PUC-SP), pós-graduada em Língua Portuguesa (Unicamp) e FabLearn Fellow pela Columbia University. Atualmente, atua como professora universitária na USP, palestrante e consultora em educação e políticas públicas.

Foi a primeira mulher brasileira a figurar entre os 10 melhores professores do mundo no Global Teacher Prize 2019, reconhecimento concedido a partir de seu impacto na educação pública. Já recebeu diversos prêmios, incluindo o Prêmio Aprendizagem Criativa Brasil (MIT) e o Prêmio de Responsabilidade Socioambiental da Câmara Municipal de São Paulo.

É autora e coautora de diversas publicações nacionais e internacionais sobre inovação na educação e colunista em veículos como Revista Educação, Porvir e Editora Moderna. Atualmente, atua na implementação de políticas públicas para inovação educacional em São Paulo.

Bruna Borne

Professora Mestre em Biologia, com experiência de dez anos no ensino de Ciências, Biologia, Química, Física e Robótica Educacional. Especialista em metodologias ativas, elaboração de materiais didáticos digitais, roteiros de aprendizagem e avaliações presenciais e online. Atua com tecnologias educacionais, ambientes virtuais de aprendizagem e ferramentas interativas para promover o engajamento, a participação e a aprendizagem significativa dos estudantes.

Elly Darug

Educador com mais de 25 anos de experiência em tecnologia educacional. Especialista em Game Design, pós-graduando em Robótica Educacional e graduado em Produção Multimídia. Atua na formação de professores e alunos no desenvolvimento de projetos maker e na criação de conteúdos educacionais. Já atuou como mentor em equipes de robótica na categoria FIRST Tech Challenge (FTC) e como juiz de arena na FIRST LEGO League (FLL). Atualmente integra a Rede Sinodal de Educação, tendo passado também por instituições como Marista, SAGA e SENAC, sempre contribuindo para projetos de inovação, criatividade e tecnologia educacional.

Edir dos Santos Alves

Engenheiro Mecânico (UPF), Mestre em Engenharia Mecânica (UFRGS), pós-graduado em Transformação Digital com MBA em Tecnologia para Negócios (PUCRS). Com ampla experiência como professor universitário, em 2024 atuou como Instrutor de Robótica Educacional no Projeto Travessias do SESI-RS, incentivando jovens a explorarem Ciência e Tecnologia. Acredita que a educação e a inovação despertam protagonismo e abrem caminhos para o futuro digital.

Jonathan Brito Silva

Natural de São Paulo, possui formação em Audiovisual, Robótica Educacional, Aprendizagem Criativa e STEAM Education. Atuou no Fab Lab da Amado Maker, em Passo Fundo, e exerceu a função de educador no Colégio Marista Conceição e no Prisma Espaço Geek. Entusiasta de projetos de tecnologia e inovação, é membro ativo da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC).

Raquel Alves

Com formação em Matemática, Computação e Administração, especializações em Marketing Digital, Robótica e Análise de Dados. Atualmente, aprofunda seus conhecimentos como mestranda em Ciência da Computação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Em Patos de Minas (MG), atua como professora e coordenadora do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas, além de orientar projetos integradores com foco na metodologia STEAM. É também professora de Informática no programa Trilhas do Futuro no Colégio Universitário – UNIPAM. Acredita que a tecnologia é uma ferramenta poderosa para transformar vidas. Em vez de apenas ensinar robótica, aborda conteúdos de forma prática e criativa, mostrando aos alunos o impacto real da tecnologia no mundo.

Jhuan Bahia

Educador apaixonado por transformar vidas. Técnico em Biotecnologia (IFPR) e Bacharel em Teologia (FTSA), atua na área de educação social, desenvolvendo projetos de cidadania e sustentabilidade para crianças e adolescentes. Sua experiência inclui ensinar robótica e empreendedorismo, estimulando a criatividade e a inovação. Acredita que a educação é uma ferramenta poderosa para a mudança e tem como objetivo inspirar pessoas nessa jornada.

Publicações